Ir para o conteúdo principal

Centro de Interpretação Ambiental tem natal ecológico para os dias de férias

29 novembro, 2017

echo utf8_encode($noticias['titulo'].

O Centro de Interpretação Ambiental (CIA) volta a propor umas férias de Natal ecológicas para os mais novos, de 18 a 29 de dezembro. Quem procura alternativas para os dias de férias dos mais pequenos pode encontrar no CIA uma boa opção. O programa "Natal Ecológico", dirigido a crianças dos 6 aos 14 anos, é gratuito e, além de divertir, ensina e sensibiliza para as diferentes questões ambientais.

O Natal conjuga-se com o Ambiente através de jogos, sessões de esclarecimento e oficinas de reutilização de resíduos e materiais de floresta e até com de experiências químicas, com recurso aos equipamentos do CIA, proporcionado dias divertidos e didáticos aos participantes (Ver programa).

Em dezembro, a programação do CIA inclui ainda as tardes AltAmbiente, oficinas que ocupam as tardes de quarta-feira.

As inscrições no Natal Ecológico são dirigidas grupos de crianças inscritas em IPSS, ATL ou associações. São gratuitas, mas obrigatórias e devem ser efetuadas através de e-mail centroambiental@cm-mealhada.pt ou do número de telefone 231 205 389.

Centro de Interpretação Ambiental

O Centro de Interpretação Ambiental é um espaço lúdico e educativo, equipado com modernos meios audiovisuais e preparado para realizar as mais diversas atividades pedagógicas, localizado no Parque da Cidade. Um espaço destinado a toda a comunidade, mas que terá uma especial importância para os alunos do concelho.

O CIA tem como missão informar e sensibilizar os cidadãos para a problemática ambiental, promovendo a mudança de comportamentos e de atitudes, para que toda a comunidade saiba lidar com os desafios do desenvolvimento sustentável. As atividades promovidas no espaço têm, pois, como objetivos: despertar a curiosidade para o conhecimento e compreensão do meio natural que nos rodeia; interiorizar atitudes e valores respeitantes à sociedade de consumo e estimular o desenvolvimento de atitudes responsáveis com a preservação dos recursos naturais; contribuir para a formação de uma cidadania ambientalmente mais consciente e informada; dar a conhecer o património natural, sensibilizando para a valorização e preservação dos recursos naturais do concelho de Mealhada e da região; desenvolver a cooperação de alunos e professores em causas ambientais, construindo alicerces para uma sociedade ecologicamente saudável.

Programa

Tardes AltAmbiente

6| dezembro ?SOS Vida Selvagem?
Comemoração do Dia Mundial da Conservação da Vida Selvagem (4 de dezembro) com sessão de sensibilização sobre os animais selvagens.

13| dezembro ?Bussaco, a floresta mágica?
Comemoração do Dia Internacional das Montanhas (11 de dezembro) com sessão de sensibilização sobre o património edificado e natural da Mata Nacional do Bussaco.

Natal Ecológico ? Férias de Natal

18 a 29 de dezembro l 10>12h 14h>16h
Centro de Interpretação Ambiental da Mealhada

?Viagem ao Polo Norte? l Desafio de equipas com questões sobre animais polares.
?Eco-enfeites de Natal? l Oficina de reutilização de resíduos.
?Presentes da floresta? l Oficina de utilização de materiais da floresta.
?Ambiente em glória? l Jogo da glória com questões sobre o meio ambiente.
?Cientista por um dia? l Realização de experiências químicas.
?O curioso mundo animal? l Sessão de esclarecimento sobre as diferentes adaptações dos animais aos fatores ambientais.
?O grande livro da natureza? l Decoração do livro com elementos da natureza nas 4 estações do ano.
?O Aderno que queria ser um pinheiro de Natal? l Leitura e dinamização da história.

Press - Ficheiro PDF Press Release - 28 novembro 2017






Notícias Relacionadas



Teatro e música invadem Tenda Natal
15 dezembro, 2017

Teatro e música invadem Tenda Natal

A Tenda Natal da Mealhada, instalada no Jardim Municipal, terá, nos próximos dias, peças de teatro e jogos para os mais novos, brindes e música ...

Animação de Natal para todas as idades
14 dezembro, 2017

Animação de Natal para todas as idades

Teatro, stand-up comedy, música, jogos, brindes e, claro, o cantinho do Pai Natal com a caixa de correio para as cartas. Estas são algumas das ...