Câmara da Mealhada convida Bombeiros para cinema

12 janeiro, 2018

Câmara da Mealhada convida Bombeiros para cinema

As sessões de cinema deste fim de semana, no Cineteatro Messias, serão especialmente diferentes. Por um lado, terão na assistência, a convite do Município, maioritariamente, bombeiros da região; por outro, contam com o documentário "Resiste BA -61", relativo à mítica locomotiva estacionada na Pampilhosa há duas décadas.

Num ano especialmente difícil - como foi 2017 - para as corporações de bombeiros, a Câmara Municipal da Mealhada decidiu convidar os bombeiros da região para assistir ao filme "Só para bravos", que está em exibição, este fim de semana, no Cineteatro Municipal Messias.

Não podendo chegar às corporações de todo o país, a Autarquia convidou as mais próximas geograficamente – e que por esse motivo se socorrem umas das outras no decorrer do ano -, nomeadamente Mealhada, Pampilhosa, Anadia, Cantanhede, Mortágua, Penacova e Brasfemes. Trata-se de uma homenagem simbólica que pretende reconhecer todos os que, de forma incansável, defendem pessoas e bens, tendo sido escolhido um filme cujo tema retrata precisamente a dificuldade de travar o fogo.

A exibição do filme será precedida do documentário "Resiste BA-61", da autoria de Paulo Fajardo, operador de imagem, residente na Pampilhosa. O documentário, vencedor do prémio Augusta para melhor documentário no festival de cinema Bragacine 2017, conta a história da BA-61, uma locomotiva a vapor única no mundo, que entrou ao serviço da Companhia dos Caminhos de Ferro Portugueses da Beira Alta em 1924, percorrendo o eixo entre Figueira da Foz e Vilar Formoso. Mais de 50 anos depois, regressou à Vila da Pampilhosa, no final da década de 80, como símbolo da terra, presente no brasão da vila. Contudo, um impasse sobre a sua titularidade, entre a CP e a Fundação Museu Ferroviário, remeteram-na provisoriamente para um depósito de máquinas, onde permanece ao abandono, há mais de 20 anos, vulnerável aos interesses alheios.

Press - Ficheiro PDF Press Release - 01 janeiro 2018