Ir para o conteúdo principal

Rota Pela Floresta percorre escolas do Município

01 março, 2018

Rota Pela Floresta percorre escolas do Município

O Município da Mealhada deu, hoje, início à Rota Pela Floresta, uma iniciativa proposta aos municípios ECOXXI que visa sensibilizar as crianças para a importância das florestas. Até dia 23, o testemunho da iniciativa vai percorrer todas as Eco-Escolas do concelho.

O ponto de partida para a Rota pela Floresta foi o Centro de Interpretação Ambiental (CIA) da Mealhada, local onde as crianças do Centro Educativo da Pampilhosa receberam o testemunho da iniciativa: uma pá, um pergaminho de registo de mensagens e compromissos e a bandeira idealizada pela ABAE (Associação Bandeira Azul da Europa), entidade que fez o desafio aos municípios, para que seja assinada por todos. A passagem de testemunho será acompanhada da plantação de uma árvore.

Até dia 23 de março, as escolas envolvidas receberão o conjunto e devem assumir o compromisso de preservar a floresta, partilhando-o com a comunidade. Cabe a cada escola encontrar a forma como esta mensagem será transmitida: com ações de limpeza, com a distribuição de folhetos, elaboração de cartazes ou mesmo com a dinamização de atividades na floresta.

"O objetivo é agir pela proteção dos ecossistemas florestais, passar esta mensagem de que vale a pena proteger o nosso planeta", sublinhou Guilherme Duarte, vice-presidente da Câmara Municipal da Mealhada, na cerimónia de abertura da Rota.

Fernando Trindade, diretor do Agrupamento de Escolas da Mealhada, e Cláudio Lopes, comandante de Destacamento da GNR de Anadia, também presentes, apelaram às crianças que mantenham esta preocupação com a floresta durante todo o ano e não apenas nos dias da Rota.

A autarquia procurou envolver diversas entidades, dos bombeiros às juntas de freguesia, de entidades particulares à GNR, que se associa dinamizando uma caminhada solidária no Bussaco no último dia da Rota (23 de março).







Notícias Relacionadas



Mealhada já está a construir campo de alimentação de abelhas no luso
10 abril, 2024

Mealhada já está a construir campo de ...

Já estão no terreno os trabalhos para a criação do campo de alimento para abelhas, no Luso, junto ao Parque de Campismo. O objetivo é transformar ...