"A melhor presença de sempre na BTL"

05 março, 2018

"A melhor presença de sempre na BTL"

"Foi a melhor presença de sempre da Mealhada na Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL), com mais público, mais interesse no nosso stand, mais contactos de profissionais e do público em geral e com rasgados elogios à qualidade do serviço de restauração que apresentámos". Quem o afirma é o presidente da Câmara da Mealhada, Rui Marqueiro, considerando que "a aposta do Município na BTL 2018 foi claramente ganha".

"O Turismo em Portugal tem crescido exponencialmente. Mais um motivo, por isso, para a Mealhada voltar a marcar presença, como fez, nesta importante e incontornável feira", disse o autarca Rui Marqueiro.

O presidente da Câmara da Mealhada, na linha do que afirmou a própria secretária de Estado do Turismo, Ana Mendes Godinho, no decorrer da BTL, lembra que a Bolsa de Turismo de Lisboa "é um espaço de festa, uma festa de negócios do Turismo e uma festa de mobilização dos portugueses para o Turismo", pelo que a Mealhada não podia deixar de vir aqui mostrar a sua gastronomia e vinhos, a Mata Nacional do Bussaco, as termas de Luso e dar oportunidade aos empresários locais de promoverem os seus negócios neste setor em franca evolução".

"Recorde-se que a atividade turística em 2017, segundo o Instituto Nacional de Estatística (INE), atingiu os 20,6 milhões de hóspedes (11 milhões em 2005) e 57 milhões de dormidas (30M em 2005); em 1282 hotéis (659 em 2005) a taxa de ocupação foi de 51% (39% em 2005); as receitas foram de 15 mil milhões de euros (7/8 mil milhões de euros em 2005); o turismo já representa 18% das exportações gerais e 51,2% das exportações de serviços; e 12,5% do PIB. Portanto, a Mealhada, à sua escala, tem de procurar tirar partido disto e marcar presença nos grandes eventos, para se mostrar, estabelecer contactos", afirma Rui Marqueiro.

Nos cinco dias da BTL, a Mealhada apresentou degustações diárias dos produtos "4 Maravilhas da Mesa da Mealhada" (água, pão, vinho e leitão), animação musical, demonstrações de samba, sorteios e provas de infusões da floresta do Bussaco.

O espaço do Município da Mealhada na BTL foi montra do que de melhor tem o concelho: gastronomia, vinhos e água, natureza, história e património arquitetónico e religioso e termalismo e lazer.

Nesta 30ª edição da BTL, a Mealhada procurou estimular a curiosidade de agentes e público a partir das suas riquezas: a Mata Nacional do Bussaco, com todas as suas potencialidades, candidata a património da UNESCO; as termas do Luso, que aliam o termalismo ao conceito mais recente de SPA; o samba, que é intrínseco ao Carnaval Luso-Brasileiro da Bairrada; e os produtos da marca "4 Maravilhas da Mesa da Mealhada – Água l Pão l Vinho l Leitão", a que se associam os doces tradicionais, com degustações e provas diárias.

No stand da Mealhada, um dos quatro balcões foi exclusivamente reservado aos agentes económicos da restauração, hotelaria e vinhos do concelho.

Como habitualmente, o Município fez-se acompanhar de um restaurante, este ano, o "Rei dos Leitões", que recebeu rasgados elogios do público. Na opinião de Licínia Ferreira, gerente do referido restaurante, "a experiência foi muito positiva e gratificante".

Press - Ficheiro PDF Press Release - 01 março 2018