Ir para o conteúdo principal

GEDEPA traz vivência do século XIX à Mealhada

18 março, 2018

GEDEPA traz vivência do século XIX à Mealhada

A Biblioteca Municipal da Mealhada abre portas, dia 6 de abril, pelas 21h, para uma peça de teatro que pretende trazer à cidade a vivência tranquila e rural da Pampilhosa do século XIX. "O rio" é o título da peça do GEDEPA.

Até meados do século XIX, a Pampilhosa era uma aldeia rural, tranquila, de gentes afáveis, alegres e trabalhadoras. Atravessada pelo rio Cértima, que serpenteava as suas terras férteis, a Pampilhosa era um oásis para as suas gentes que se instalaram, sobretudo, na parte alta da aldeia. Eram tempos mágicos, estes, quando, no rio Cértima, as suas águas cristalinas pulsavam de vida. Nas pedras, em grande azáfama, as mulheres vão lavando e as conversas correndo de boca em boca. Aqui sabem-se novidades, fala-se da vida alheia, partilham-se conhecimentos. Mas também se canta para espantar os males e aliviar a alma.

Neste serão, o Grupo Etnográfico de Defesa do Património e Ambiente da Pampilhosa (GEDEPA) irá recriar uma cena passada no rio corrente, repleta da sonoridade do linguajar brejeiro das gentes de então. A entrada é gratuita.

Press - Ficheiro PDF Press Release - 01 março 2018






Notícias Relacionadas



Segunda edição do FLIM – Festival Literário da Mealhada com "palavras para todos" e com os valores de abril
20 março, 2024

Segunda edição do FLIM – Festival ...

A segunda edição do FLIM - Festival Literário de Mealhada realiza-se de 21 a 23 de março com diversas iniciativas, como conferências, feiras do ...