Ir para o conteúdo principal

Concerto de Páscoa com Orquestra da Costa Atlântica

27 março, 2018

Concerto de Páscoa com Orquestra da Costa Atlântica

O Cineteatro Municipal Messias apresenta, dia 31 de março, pelas 21h30, a Orquestra da Costa Atlântica num imperdível concerto de Páscoa que conta com a participação da soprano Ângela Alves e da mezzo soprano Ana Calheiros.

O programa escolhido pelo maestro Luís Miguel Clemente, intitulado "Mysterium Paschale" será uma evocação do Mistério Pascal, convidando o ouvinte a uma viagem reflexiva e pessoal através da música, relacionando-a com alguns dos episódios da vida de Cristo, desde a natividade até à crucificação.

Tem início com o "Magnum Mysterium" (o Grande Mistério), do compositor Morton Lauridsen, uma composição que se caracteriza por uma melodia calma e de uma profunda alegria interior, centrando-se na ideia da afirmação da graça divina para com os dóceis e meigos, e também na adoração da Santíssima Virgem. O encadeamento melódico sucessivo, e o efeito causado pelas sucessivas notas musicais sustentadas e/ou antecipadas, produzem um resultado harmónico que transfiguram a audição desta obra numa verdadeira experiência sensorial e espiritual.

Do alinhamento fazem parte também "Adagio for Strings", de Samuel Barber, obra que se baseia no argumento motívico apresentado pelos violinos, que conferem à melodia um carácter melancólico e quase angustiante, "Requiem, Pie Jesu", de Gabriel Fauré, que se caracteriza pela sonoridade lírica, quase transcendente, e por uma linha melódica vocal soprano, acompanhada por acordes estáticos, "Peer Gynt Suite", de Edvard Grieg, "melodia, de carácter melancólico e fúnebre repetida várias vezes num crescendo sonoro" e "Stabat Mater", de Giovanni Pergolesi, um famoso louvor da Virgem Maria, de muito acordes, suspensões constantes e muitas mudanças harmónicas.

Fundada em 2015, esta orquestra sinfónica reúne jovens músicos profissionais de grande talento numa formação de singular qualidade artística que empresta às suas interpretações uma extraordinária energia, uma especial irreverência e uma intensa paixão.

A qualidade técnica e artística de todos os que integram a Orquestra da Costa Atlântica é potenciada pelos superiores padrões de exigência que a caracterizam, assegurando que as suas apresentações públicas se pautam por elevados níveis de responsabilidade e profissionalismo.

Os bilhetes para o concerto custam 10€ e podem ser reservados e adquiridos no Cineteatro Messias (231 209 870), no Posto de Turismo (231 281 372) e na Biblioteca da Mealhada (231201 681).

Press - Ficheiro PDF Press Release - 01 março 2018






Notícias Relacionadas