Ir para o conteúdo principal

Grupo francês "Klez de 12" atua no Messias

12 abril, 2018

Grupo francês "Klez de 12" atua no Messias

O grupo francês "Klez de 12", oriundo da cidade de Millau, geminada com a Mealhada, vai estar no município para dois espetáculos memoráveis: um no Cineteatro Messias, no dia 19 de abril (quinta-feira), outro no Luso, dia 21 de abril (sábado).

Klez de 12 é um grupo musical francês fundado em 2005. É composto por músicos amadores que têm profissões variadas (médico, professor, psicólogo) e que habitam nas proximidades de Millau, a cidade geminada com a Mealhada, desde 2010. Desde então que há intercâmbios escolares, culturais e desportivos entre as duas cidades e é neste âmbito que acontece a visita ao Município.

A Klez de 12 (jogo de palavras para "chave (clé) de 12") é a caixa de ferramentas indispensável para as vossas festas, casamentos, banquetes. Este grupo apresenta-se como uma "pequena formação de fanfarrões que tocam música klezmer que, ao longo dos séculos, no cruzamento das culturas orientais, eslavas e ocidentais, acompanhou todas as boas ocasiões de festa do mundo yiddish e da diáspora judia asquenaze da Europa de Leste".

Com Aurore ao acordeão, Daniel M. no banjo, Daniel C. no bandolim, Dominique no clarinete e saxofones, Momo no trombone e violino, Stéphanie no canto, Laurence nas percussões e Philippe no sousafone, estes músicos são apaixonados pela música klezmer, género musical de origem judaica, que remonta aos finais da Idade Média e que era tocado de festa em festa e de aldeia em aldeia, principalmente nas regiões onde habitavam os judeus asquenazes, isto é, nos países do leste da Europa.

O seu reportório, como noutros tipos de música, foi trocando influências com diversas referências musicais atuais, quer na Europa quer nos Estados Unidos, para onde se deslocaram muitas pessoas destas comunidades devido às perseguições nazis, nos anos 30 e 40 do séc. XX.

Espetáculos:

19 de abril l Quinta-feira l 18h00 l Cineteatro Messias

21 de abril l Sábado l 19h00 l Luso l Alameda do Casino

Press - Ficheiro PDF Press Release - 01 abril 2018






Notícias Relacionadas