Ir para o conteúdo principal

Três dias de atividades celebraram moinhos

12 abril, 2018

echo utf8_encode($noticias['titulo'].

O Dia Nacional dos Moinhos foi celebrado no Município com inúmeras atividades que levaram a população a relembrar ou descobrir este património.

O Dia Nacional dos Moinhos (7 de abril) voltou a ser vivido em Santa Cristina e no Lograssol, locais onde existem moinhos de água no concelho da Mealhada, com a visita aos moinhos e atividades diversas abertas à população.

As atividades ao ar livre foram dificultadas pela chuva intensa, mas dentro dos moinhos e das estruturas adjacentes foi possível dinamizar algumas oficinas para crianças, cozer o pão, com as mãos sábias dos professores e alunos da Escola Profissional Vasconcellos Lebre, e ver e ouvir o antigo moleiro Armindo Lopes a mostrar como funciona o seu moinho de água, em Santa Cristina.  Também nesta localidade, o Grupo Cénico de Santa Cristina manteve o certame de sopas e petiscos, transferindo-o para a sua sede. 

A caminhada "Rota dos moinhos", que decorreu no domingo de manhã, desde a Mata Nacional do Bussaco, percorreu os caminhos da água e dos moinhos e contou com a participação de mais três dezenas de pessoas.

Em síntese, apesar da chuva, o fim de semana cumpriu os objetivos da Autarquia e da Rede Portuguesa da Moinhos de "chamar a atenção dos portugueses para o inestimável valor patrimonial dos nossos moinhos tradicionais, de forma a motivar e coordenar vontades e esforços de proprietários, moleiros, organizações associativas, autarquias locais, museus, investigadores, molinólogos, entusiastas, amigos dos moinhos e população em geral".

Press - Ficheiro PDF Press Release - 12 abril 2018






Notícias Relacionadas



"Hot brands. Como criar marcas sexy" no espaço Inovação
19 abril, 2018

"Hot brands. Como criar marcas sexy" no

O Espaço Inovação Mealhada (EIM) recebe, dia 27 de abril, às 17h30, o workshop "Hot brands. Como criar marcas sexy", uma iniciativa que ...