Ir para o conteúdo principal

Mealhada celebra Dia do Município com homenagens e Romaria da Ascensão

08 maio, 2018

echo utf8_encode($noticias['titulo'].

A Câmara Municipal da Mealhada celebra o Dia do Município, na próxima quinta-feira (10 de maio), com a distinção de diversas pessoas e associações do Município com relevantes serviços prestados ao bem-comum da comunidade local e nacional. Serão condecorados com a Medalha de Mérito do Município António Breda Carvalho, Augusto Mamede, João Breda, José Carlos Pereira, Mário Silva Carvalho, Centro Cultural Recreativo Lameirense e o Centro Recreativo de Antes.

A cerimónia, está marcada para as 10h, no salão nobre do Edifício dos Paços do Município, terá início com um desfile etnográfico com todos os grupos folclóricos do concelho e culminará com a recriação do ambiente da Romaria da Ascensão pelo Gedepa – Grupo Etnográfico de Defesa do Património e Ambiente da Pampilhosa, na Praça do Município. Os grupos presentes protagonizarão também um momento musical com a tocata do Gedepa e do Rancho Folclórico São João de Casal Comba.

A Romaria da Ascensão realiza-se na Mata Nacional do Bussaco, com a tradicional feira de artesanato e atuação de grupos folclóricos.

 

Homenageados

Dr. António Breda Carvalho

Natural da Mealhada, autor de uma vasta obra literária ? de ficção, antologias e natureza historiográfica e monográfica ? tem ganho um conjunto assinalável de prémios literários, tendo, ainda, várias obras no circuito editorial comercial.

Augusto Mamede

Natural de Casal Comba, tem, paralelamente a uma intensa vida cívica e associativa, dedicado parte do tempo à recolha etnográfica, e à divulgação e preservação da Cultura Popular local e regional.

 

Doutor João Breda

Doutorado em Ciências da Alimentação e do Consumo, conhecido e reconhecido como um nutricionista de renome internacional, é natural da Mealhada e tem responsabilidades como perito na Organização Mundial de Saúde (OMS).

Professor Doutro José Carlos Seabra Pereira

Natural de Luso, é Doutor pelas Universidades de Poitiers e de Coimbra, professor da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra e da Universidade Católica Portuguesa. Investiga e leciona nas áreas de Teoria Literária e Literatura Portuguesa Moderna, de Estudos Camonianos e de Estudos Pessoanos (cadeira que criou na Universidade de Coimbra). Tem obra científica publicada sobre Aquilino Ribeiro, António Nobre e Florbela Espanca, bem como a História Crítica da Literatura Portuguesa.

Dr. Mário Silva Carvalho

Natural da Pampilhosa, tem ganho um conjunto assinalável de prémios literários, tendo, ainda, várias obras no circuito editorial comercial.

Centro Cultural Recreativo Lameirense

Fundada em 18 de maio de 1993, assinalando as suas Bodas de Prata em 2018, tem promovido um conjunto relevante e de reconhecido mérito de obras na construção de um espaço comunitário extraordinário, e digno de elogio, na Lameira de São Geraldo.

Centro Recreativo da Antes

Em funcionamento desde 11 de maio de 1937, é dos mais antigos clubes desportivos concelhios com relevantes serviços ao desporto concelhio, nomeadamente de promoção de novas modalidades como o basquetebol, para além do futebol e de outras atividades de natureza cultural e recreativa, com grande esforço e uma obra digna de reconhecimento.

 

Programa

10H00 l Câmara Municipal da Mealhada l Desfile Etnográfico e cerimónia protocolar

Mata Nacional do Bussaco – Romaria da Ascensão

10h00 l Abertura da Feira de Artesanato

15h00 l Atuação dos Grupos de Folclóricos e Etnográficos







Notícias Relacionadas