Escola secundária da Mealhada estará reabilitada dentro de seis meses

10 maio, 2018

Escola secundária da Mealhada estará reabilitada dentro de seis meses

A Câmara Municipal da Mealhada assinou, hoje, o auto de consignação da obra de requalificação da Escola Secundária da Mealhada. A empreitada, que ascende a 605 mil euros de obra aos quais acrescem cerca de 200 mil euros em procedimentos como projetos, tem um prazo de conclusão de 180 dias.

Começou hoje mesmo a contagem dos seis meses que durará a obra de requalificação da Escola Secundária da Mealhada. O projeto inclui duas fases: uma de requalificação propriamente dita, enquadrada na melhoria da mobilidade dentro da escola e na melhoria de condições energéticas, e uma segunda fase que diz respeito à construção de um pavilhão gimnodesportivo, cujo projeto está ainda em execução.

Nesta primeira fase, os trabalhos incidirão sobre casas de banho, receção, escadas interiores, envidraçados, será instalado um elevador e serão colocadas proteções ao frio e calor de forma a proteger as salas de aula da escola. Será ainda requalificado o sótão, que será transformado em espaço utilizável, e o balneário (interior e exterior), bem como o seu acesso. Serão criadas já condições para uma terceira fase de intervenção relativa à melhoria do acesso pedonal à escola.

A secretária de Estado Adjunta e da Educação, Alexandra Leitão, presente na cerimónia de assinatura, esta manhã, identificou a Mealhada como um exemplo no que se refere à Educação. "Mealhada é um exemplo. Tem um contrato interadministrativo e, através dele, manifesta a preocupação que tem com a Educação. Só posso dizer o melhor possível", referiu a governante, elogiando o "trabalho invisível" que vem sendo feito pela Autarquia desde há dois anos.

Rui Marqueiro, presidente da Câmara da Mealhada, saudou a oportunidade que foi dada ao à Autarquia e sublinhou aguardar por outras semelhantes. "Foi um desafio e conseguimos recursos para intervir, quer aqui quer nos jardins de infância. Esperamos agora que o próximo quadro comunitário contemple verbas que nos permitam intervir na escola básica porque é importante que as pessoas se sintam bem nas escolas", disse, assegurando que o Município procurará responder sempre aos desafios dos Governos.

Para o diretor do Agrupamento de Escolas da Mealhada, Fernando Trindade, o dia hoje foi de grande significado uma vez que viu concretizado "o primeiro e único investimento público com dinheiros públicos no ensino secundário no concelho da Mealhada".

A obra é liderada pelo município por força do contrato interadministrativo de transferência de competências assinado, em 2015, com o Governo.

Press - Ficheiro PDF Press Release - 01 maio 2018