25º aniversário da CPCJ da Mealhada conta com a presença de Rui Marques

18 maio, 2018

25º aniversário da CPCJ da Mealhada conta com a presença de Rui Marques

A Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ) da Mealhada assinala o 25º aniversário, sábado (19 de maio), pelas 17h, na Escola Profissional Vasconcellos Lebre, com uma conferência de Rui Marques, atualmente ligado à Fundação Gulbenkian, onde trabalha a Plataforma de Apoio aos Refugiados e se tem dedicado aos problemas sociais complexos, defendendo modelos de governação integrada.

Rui Marques explicará as vantagens de um sistema de Governação Integrada na resolução de problemas complexos, uma metodologia de trabalho colaborativa que o Serviço de Ação Social está a procurar implementar, juntamente com as Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) concelhias.

O programa é complementado ainda por comunicações de personalidades como Rui do Carmo, procurador da República e o primeiro presidente da Comissão da Mealhada, Teresa Espírito Santo, da equipa técnica da Comissão nacional PDPCJ, Hélio Bento Ferreira, que falará sobre o "Selo Protetor", e Irina Saur-Amaral, professora universitária, facilitadora do projeto "Tecer a Prevenção".

Rui Marques dirige o Instituto P. António Vieira (IPAV). Ao longo da sua vida, esteve envolvido quer em organizac?ões da sociedade civil, em temáticas como a autodeterminac?ão de Timor-Leste (Lusitânia-Expresso e Associac?ão 12 de novembro) ou a integrac?ão de pessoas sem-abrigo (CAIS), quer em func?ões públicas (Alto-comissário para a Imigrac?ão e Diálogo Intercultural e coordenador nacional do Programa Escolhas) ou ainda em atividades empresariais (como a Fórum Estudante ou a Fórum Multimédia). Fez estudos em Medicina, Ciências da Comunicac?ão e Sociologia, sendo que hoje se foca na temática dos problemas sociais complexos e de modelos de governac?ão integrada.

Os participantes devem inscrever-se em cjcjmealhada@cm-mealhada.pt ou através do telefone 231 201 638.

19 de maio l Escola Profissional Vasconcellos Lebre

17h00 – Receção aos participantes – bolo de aniversário

17h30 – Mensagem de boas-vindas

Presidente da Câmara Municipal da Mealhada