Orçamento Participativo Jovem em fase de apresentação de propostas

21 junho, 2018

Orçamento Participativo Jovem em fase de apresentação de propostas

Decorre, até dia 29 de julho, a fase se apresentação de candidaturas do Orçamento Participativo Jovem Portugal (OPJP). Este é um processo de participação democrática no âmbito do qual os cidadãos com idades entre os 14 e os 30 anos podem apresentar e decidir projetos de investimento público.

O OPJP abrange todo o território nacional, com uma dotação de 500 mil euros. Os projetos admitidos na edição 2018 abrangem as áreas das políticas públicas relacionadas com o desporto inclusivo, o diálogo intergeracional, a inovação cultural e a sustentabilidade ambiental.

As propostas devem beneficiar mais do que um município, localizarem-se no território nacional e não podem ultrapassar os 100 mil euros, nem implicar a construção de infraestruturas.

Até 29 de julho, os interessados podem apresentar propostas em encontros de participação e através da página do OPJP (https://opjovem.gov.pt/). Segue-se a fase de análise técnica, de 30 de julho a 3 de setembro, a fase de consulta pública, de 3 a 24 de setembro, e a última fase, de votação dos projetos, decorrerá de 1 de outubro a 16 de setembro.

A primeira edição, realizada em 2017, confirmou a importância e oportunidade do Orçamento Participativo Jovem, com uma significativa adesão de participantes, o que justificou a aumento da dotação global do processo de 300 para 500 mil euros.

Press - Ficheiro PDF Press Release - 01 junho 2018