Mealhada concluiu trabalhos de faixas de gestão de combustível

09 agosto, 2018

Mealhada concluiu trabalhos de faixas de gestão de combustível

A Câmara Municipal da Mealhada concluiu, no final de julho, os trabalhos de gestão de faixas de combustível cuja execução é, legalmente, da sua competência.  No total, foram intervencionados 146 hectares.

No município da Mealhada, os trabalhos incidiram em três vertentes, dando cumprimento ao decreto-lei 124/2006, de 28 de junho, com a nova redação decorrente da lei 76/2017, de 17 de agosto: rede viária municipal, polígono industrial e parque de campismo.

A autarquia interveio em 83,7 hectares de área envolvente a polígonos industriais, em 55.32 hectares de floresta afetos à rede viária municipal e em sete hectares referentes à zona do parque de campismo do Luso, totalizando 146,02 hectares.

Os trabalhos foram morosos e nem sempre fáceis devido à fragmentação da propriedade, que implicou, em alguns casos, uma significativa perda de rendimentos dos proprietários, e também ao alegado desconhecimento da lei por parte de alguns proprietários, chegando a ser solicitado o apoio das autoridades. Há mesmo um caso em que a intervenção foi impedida e que foi entregue à Justiça.

A registar e lamentar há ainda a falta de cumprimento da lei por parte de diversas entidades nacionais.

A Autarquia não pode deixar de agradecer a compreensão de dezenas de proprietários que acabaram por colaborar com as equipas no terreno, nomeadamente na remoção da madeira cortada. De sublinhar também o empenho dos proprietários nas limpezas que lhes competiam.

Press - Ficheiro PDF Press Release - 09 agosto 2018