Ir para o conteúdo principal

Anuário Financeiro destaca boas contas do Município da Mealhada em 2017

04 outubro, 2018

Anuário Financeiro destaca boas contas do Município da Mealhada em 2017

A Câmara Municipal da Mealhada destaca-se, pela positiva, no Anuário Financeiro dos Municípios Portugueses relativo ao ano de 2017. A Mealhada ocupa os lugares cimeiros numa série de categorias que avaliam as boas contas das câmaras, nomeadamente no índice de menor passivo por habitante e no índice de menor dívida total no universo dos 308 municípios do continente e ilhas.

O documento da Ordem dos Contabilistas Certificados, responsável pela feitura do referido Anuário Financeiro, sublinha o desempenho financeiro do Município da Mealhada que, no universo nacional, é muito positivo.

A Mealhada figura logo no primeiro lugar no ranking global no índice que mede o passivo por habitante, com um valor de 43,4 euros, quando a média nacional se situa nos 617 euros por habitante. No que respeita ao menor índice de dívida total, a Mealhada encontra-se em 3º lugar no universo das 308 autarquias. E, uma vez que não detém quaisquer empréstimos bancários, é apontada como a Câmara portuguesa que menos gasta em juros e outros encargos financeiros.

A Mealhada apresenta-se também em 3º lugar com o melhor índice de liquidez e na 2ª posição no que se refere aos municípios com melhor grau de cobertura das despesas, um indicador que determina a capacidade financeira dos municípios de responder aos seus compromissos. No que respeita ao grau de execução do saldo efetivo, na ótica dos compromissos, a Mealhada figura na 6º posição a nível nacional, demonstrando a boa gestão na relação receitas efetivas/ despesas efetivas.

No que se refere ao índice que mede o passivo exigível, uma das variáveis mais importantes da gestão financeira dos municípios, a Mealhada figura em 9º lugar no universo de todas as autarquias do país. Igual posição ocupa no índice que mede o grau de execução de despesa relativamente aos compromissos assumidos. Já no que respeita à "maior diferença positiva entre o Grau de execução de Receita Liquidada e o Grau e execução da Despesa Comprometida", a Mealhada aparece em 4º lugar.

Em suma, a avaliação desta entidade independente ao desempenho financeiro do Executivo liderado por Rui Marqueiro é muito positiva, quer no enquadramento do distrito de Aveiro, quer no enquadramento do universo dos 308 municípios portugueses.

O Anuário Financeiro dos Municípios Portugueses apresenta uma análise económica e financeira das contas dos municípios relativas ao exercício económico de 2017, contando, para tal, com a colaboração do Tribunal de Contas. Este documento independente resulta de O Anuário Financeiro dos Municípios Portugueses resulta de um trabalho em equipa que envolve atualmente dois centros de investigação onde estão integrados os autores: o Centro de Investigação em Contabilidade e Fiscalidade (CICF) do Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA) e o Centro de Investigação em Ciência Política (CICP) da Universidade do Minho.

Press - Ficheiro PDF Press Release - 04 outubro 2018






Notícias Relacionadas



Assembleia Municipal da Mealhada aprova prestação de contas com resultado líquido de meio milhão
03 maio, 2023

Assembleia Municipal da Mealhada aprova ...

A Assembleia Municipal da Mealhada aprovou, por maioria, os documentos de Prestação de Contas relativos a 2022, que traduzem um resultado líquido do ...
Município em destaque pelas boas contas
14 agosto, 2017

Município em destaque pelas boas contas

O Município da Mealhada volta a destacar-se no Anuário Financeiro dos Municípios Portugueses pela saúde das suas contas. Tal como o ano passado, ...