Ir para o conteúdo principal

Projeto Rios avança com sete grupos "vigilantes"

14 novembro, 2018

Projeto Rios avança com sete grupos "vigilantes"

O Projeto Rios avança, na Mealhada, com sete grupos que irão monitorizar os rios e ribeiras locais, no outono e primavera. A primeira ação realizou-se no parque dos Moinhos do Lograssol e está já marcada a segunda, a vigilância de outono.

A primeira saída de campo de monitorização do Projeto Rios (PR) aconteceu esta semana com os, recém criados, grupos de monitorização do PR da região da Mealhada, no Parque dos Moinhos do Lograssol. Foi uma manhã de aprendizagem e partilha de conhecimentos que contou com a orientação de uma monitora da Associação Portuguesa de Educação Ambiental (ASPEA).

Este é um projeto de Educação Ambiental, coordenado pela ASPEA, que promove a sensibilização e educação da população para a importância dos sistemas ribeirinhos e da proteção da sua biodiversidade e património etnográfico. Pretende criar grupos de adoção locais que assumam a responsabilidade de vigilância e proteção de 500 metros de um troço de rio ou ribeira, através de duas saídas de campo, uma na Primavera e uma no Outono, e uma ação de melhoria, por ano.

No concelho da Mealhada, este projeto avança com 7 grupos formados: Grupo Cénico de Santa Cristina, Juventude da Cruz Vermelha Portuguesa - Delegação da Mealhada, Living Place - Animação Turística, Universidade Sénior CADES, Escola Básica Nº1 de Casal Comba, Amigos do Rio de Várzeas e Nature4God, e terão o apoio da Câmara Municipal da Mealhada, nomeadamente do Centro de Interpretação Ambiental.

Dado tratar-se de um projeto que pode ser implementado por entidades institucionais (câmaras municipais, juntas de freguesia, escolas, IPSS's, associações, escuteiros, organizações não-governamentais), empresas e população em geral, todos estão convidados a participar no Projeto Rios. 

Mais informações:
Centro de Interpretação Ambiental da Mealhada
E-mail: centroambiental@cm-mealhada.pt
Telf: 231 205 389

Press - Ficheiro PDF Press Release - 14 novembro 2018






Notícias Relacionadas



Bosque Madiba será criado no Bussaco
19 junho, 2019

Bosque Madiba será criado no Bussaco

A Câmara da Mealhada aprovou, em reunião de Executivo Municipal, o protocolo de cooperação entre a Associação Patrulheiros e a Fundação Mata do Bussaco ...

Quinze Dj's em dez noites da FESTAME 2019
14 maio, 2019

Quinze Dj's em dez noites da FESTAME 2019

A edição de 2019 da FESTAME - Feira do Município da Mealhada vai contar com a presença de 15 disc jockey (dj) nos dez dias do certame (7 a 16 de ...