Ir para o conteúdo principal

Mealhada ganha prémio município do ano com festival de artes para crianças "Catrapim"

19 novembro, 2018

Mealhada ganha prémio município do ano com festival de artes para crianças "Catrapim"

A Mealhada ganhou o prémio "UM-Cidades, categoria Região Centro - Município com mais de 20.000 habitantes" com o festival de artes para crianças Catrapim, que se realiza anualmente, em junho, numa coorganização da Câmara Municipal e Fundação Mata do Bussaco.

O Catrapim – Festival de Artes para Crianças surgiu em 2016, na Mata Nacional do Bussaco, com o objetivo de promover o cruzamento entre o teatro e a natureza, num espaço único, onde as pessoas de várias idades se cruzam e partilham experiências artísticas, no âmbito da educação ambiental e práticas ecológicas.

O Catrapim tem a duração de dois dias, com quatro horas diárias de animação, do teatro, à música, dos palhaços à magia, das marionetas ao showcooking. São diversas as atividades orientadas para os mais pequenos, mas também para toda a família. As crianças circulam com um passaporte ambiental que vai sendo carimbado à medida que as crianças vão passando pelos palcos e jogos e vão praticando boas ações ambientais, num ambiente divertido e com a ajuda e animação das mascotes do festival, o esquilo Catrapim e o medronho.

O prémio agora conquistado é o "reconhecimento da valia deste projeto, que é inovador, único em Portugal e potenciador da Mata Nacional do Bussaco (Monumento Nacional candidato à UNESCO), sublinha Rui Marqueiro, presidente da Câmara Municipal da Mealhada.

Recorde-se que o Catrapim já havia ganho, há cerca de um mês, o "Prémio Empreendedorismo 2018", atribuído pela Fundação Luso. Mas antes disso, secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Rebelo, havia reconhecido publicamente, na cerimónia de inauguração da última edição do certame, a "enorme importância nacional do Catrapim", desafiando outros municípios a replicar o projeto.

O Catrapim conta com o envolvimento e apoio de vários agentes da sociedade civil, desde privados – como a Águas das Caldas de Penacova, Águas do Litoral Centro, Companhia de Teatro Viv'Arte, Escola Profissional Vasconcellos Lebre, Escolíadas – Associação Recreativa Cultural, Rei dos Leitões, Cruz Vermelha Portuguesa-Delegação da Mealhada, Bombeiros Voluntários da Pampilhosa e do Grande Hotel do Luso - a entidades institucionais como o ICNF.

O sucesso da 1ª edição conduziu a que a organização apostasse numa 2ª edição, aumentando o número de palcos e a frequência dos espetáculos. A 3ª edição está já marcada para 29 e 30 de junho de 2019.

O prémio, instituído pela Universidade do Minho, através da sua plataforma UM-Cidades, visa reconhecer as boas práticas dos municípios portugueses, nomeadamente no que sejam projetos com impactos assinaláveis nas vilas, cidades e no território, na economia e na sociedade, que promovam o crescimento, a inclusão e/ou a sustentabilidade. Os objetivos passam também por "colocar na agenda a temática do desenvolvimento integrado dos territórios, focada no papel e ação dos municípios" e por "dar visibilidade e reconhecer, em diferentes categorias, realidades diversas que incluam as cidades, mas também os territórios de baixa densidade nas diferentes regiões do país".

 Este ano, foram apresentadas 56 candidaturas, para as nove categorias e para o grande prémio final – Município do Ano-, ficando nomeados projetos de 35 municípios.

Press - Ficheiro PDF Press Release - 19 novembro 2018






Notícias Relacionadas