Ir para o conteúdo principal

Mealhada é Município Amigo das Famílias pelo sexto ano consecutivo

22 novembro, 2018

Mealhada é Município Amigo das Famílias pelo sexto ano consecutivo

O Município da Mealhada voltou a ser distinguido, em 2018, como Município amigo das famílias pelo Observatório das Autarquias Familiarmente Responsáveis. É o sexto ano consecutivo que a Autarquia recebe esta distinção, com direito à Bandeira Verde com Palma, galardão que atesta as autarquias com práticas amigas das famílias.

O município voltou a receber a mais alta insígnia atribuída pelo Observatório, a Bandeira Verde com Palma, reservada apenas para as autarquias que conseguem manter ou incrementar as suas políticas de apoio às famílias três ou mais anos consecutivos. Este ano, a Bandeira Verde Com Palma foi atribuída a 57 autarquias, tendo outras 13 recebido a Bandeira Verde.

A insígnia foi recebida por Rui Marqueiro, presidente da Câmara da Mealhada, e por Nuno Canilho, vereador da Ação Social, numa cerimónia que decorreu, ontem, nas instalações da Fundação para os Estudos e Formação Autárquica, em Coimbra, na presença do presidente da Associação Nacional de Municípios Portugueses e de representantes do Observatório e da Associação Portuguesa de Famílias Numerosas.

O Observatório procura distinguir os municípios que desenvolvem políticas em benefícios das suas populações, avaliando iniciativas em 12 áreas, entre as quais o apoio prestado à maternidade e paternidade, o apoio às famílias com necessidades especiais, medidas de conciliação entre trabalho e família, serviços básicos, educação, habitação, transportes, saúde, cultura, desporto e tempo livre e participação social. Entre as medidas valorizadas estão o pagamento de creches e jardim-de-infância, comparticipação de consultas de oftalmologia e apoio à aquisição de óculos, bancos de medicamentos e comparticipação de medicamentos, oferta de vacinação fora do Plano Nacional de Vacinação, cantinas sociais e cantinas escolares abertas durante os períodos de pausas escolares, cheque bebé e transportes escolares gratuitos até ao 12º ano.

Press - Ficheiro PDF Press Release - 22 novembro 2018






Notícias Relacionadas