Ir para o conteúdo principal

Protocolo permite rastreios visuais, auditivos e cardiovasculares a alunos e idosos da Mealhada

04 fevereiro, 2019

Protocolo permite rastreios visuais, auditivos e cardiovasculares a alunos e idosos da Mealhada

A Câmara Municipal da Mealhada, as juntas de freguesia e a Santa Casa da Misericórdia da Mealhada assinaram o protocolo que permitirá, pelo segundo ano consecutivo, realizar rastreios auditivos e visuais nas escolas do concelho e desenvolver o projeto "O coração é a razão". 

A comparticipação da Câmara para a implementação dos dois projetos é de 62.800 euros, cabendo a cada uma das juntas de freguesia 1.200 euros, num total de comparticipação dos dois projetos que se situa nos 70 mil euros. À Santa Casa da Misericórdia da Mealhada cabe a implementação de ambos os projetos através dos profissionais do Hospital da Misericórdia da Mealhada (HMM).

Se o ano passado os rastreios incidiram no pré-escolar e no 1.º ciclo, este ano focalizar-se-ão nos alunos do Agrupamento de Escolas da Mealhada e nos da Escola Profissional Vasconcellos Lebre que frequentam desde o 6.º ao 12.º ano. A metodologia a seguir será semelhante à do passado ano letivo, com a unidade móvel do HMM a deslocar-se a cada uma das escolas.

No que se refere ao projeto "O coração é a razão", a intervenção centra-se, sobretudo, em idosos com um score moderado do risco de ter uma doença cardiovascular nos próximos 10 anos. O trabalho de campo inclui, complementarmente aos rastreios, consultas de enfermagem, uma avaliação com cardiologista e intervenção aos níveis nutricional e do exercício físico. Mais uma vez, a unidade móvel e os profissionais deslocam-se até às populações, facilitando, assim, o seu acesso a cuidados preventivos.

Recorde-se que estes dois projetos foram implementados em 2018 e que, no caso dos rastreios, foram avaliadas cerca de mil crianças em idades pré-escolar e de1º ciclo, detetando-se, de forma precoce, 224 crianças com problemas do foro oftalmológico e 46 crianças com problemas auditivos.

Press - Ficheiro PDF Press Release - 04 fevereiro 2019






Notícias Relacionadas



"Mercadoria Humana" para ver e refletir no Cineteatro Messias
14 maio, 2018

"Mercadoria Humana" para ver e refletir

São 8 fotografias de grande formato e um conjunto de bustos, que para uns são chocantes, para outros horríveis, para alguns até belas, mas que retratam ...

Casal Comba recebe Trail solidário pela Hipertensão Pulmonar
10 outubro, 2017

Casal Comba recebe Trail solidário pela ...

Casal Comba vai ser, novamente, palco do II Trail Solidário pela Hipertensão Pulmonar, dia 19 de novembro, uma prova que, tal como na edição de 2016, ...