Eleições legislativas adiam comemorações do Batalha do Buçaco

07 agosto, 2009

Eleições legislativas adiam comemorações do Batalha do Buçaco
O Estado Maior do Exército e a Câmara Municipal da Mealhada concordaram em adiar as comemorações da batalha do Buçaco, que ocorrem, anualmente, a 27 de Setembro, devido às eleições legislativas que estão marcadas para nesse dia.

As comemorações deste ano (199° aniversário) vão ser adiadas para o sábado seguinte, 3 de Outubro, decorrendo a partir das 9,30 horas, como habitualmente, junto ao monumento alusivo. Pelo mesmo motivo, também a Feira Anual do Buçaco terá lugar no dia 3 de Outubro e não a 27 de Setembro.

Recorda-se que foi em 27 de Setembro de 1810, durante a Guerra Peninsular, que ocorreu a batalha do Buçaco.

As tropas portuguesas e seus aliados ingleses, comandadas pelo duque de Wellington, infligiram, nesse dia, uma pesada derrota às tropas francesas de Napoleão Bonaparte, chefiadas pelo general Massena. (http://pt.wikipedia.org/wiki/Batalha_do_Bu%C3%A7aco)
Como memÓrias dessa dura batalha existem, hoje em dia, na serra do Buçaco, um obelisco, um Museu Militar e a oliveira onde o duque de Wellington terá amarrado o seu cavalo, perto do convento onde terá pernoitado.

mealhada luso