Caminhada pelos trilhos dos moinhos da Vacariça

02 abril, 2019

Caminhada pelos trilhos dos moinhos da Vacariça

Descobrir, por entre carreiros e matos, os caminhos do antigamente que ligavam o Moinho do Lograssol ao Moinho de Santa Cristina. É este o desafio proposto pela Câmara Municipal da Mealhada e pela Junta de Freguesia da Vacariça, para dia 7 de abril, no âmbito das comemorações do Dia Nacional dos Moinhos e do programa "Mealhada em movimento".

A caminhada dos trilhos dos moinhos da freguesia da Vacariça promete desvendar cantos e recantos do sopé do Bussaco, num percurso bem conhecido dos tempos antigos, mas que caiu em desuso com a modernidade, após fecho dos moinhos.

O ponto de encontro, às 09h30 de dia 7 de abril (domingo), será junto ao Moinho de Santa Cristina, local onde os participantes deixarão as suas viaturas e de onde serão transportados, em autocarro, para o início do percurso, junto ao Moinho do Lograssol. Os participantes seguirão e direção à Quinta do Vale, Pego (com passagem obrigatória no centenário pinheiro manso), e Quinta do Valongo, passando pela Fonte do Mouro, um recanto escondido, mas ideal para um piquenique de primavera ou verão.

O trajeto, de dificuldade moderada/ baixa, levará cerca de duas horas a percorrer e aconselha-se calçado confortável (sapatilhas) e uma garrafa de água.

Esta é uma das múltiplas atividades que o Município preparou, este ano, para assinalar a data e chamar a atenção para este património existente no concelho. Nos parques do Lograssol e de Santa Cristina, de 5 a 7 de abril decorrerão múltiplas atividades, como a moagem de cereais e cozedura do pão, oficinas, jogos tradicionais e mercadinho de artes e sabores.

Inscrições

Apesar da caminhada ser de participação gratuita, é necessária a inscrição, desde logo, para acautelar o transporte, do ponto de encontro para o início do trajeto. As inscrições podem ser feitas junto da Junta de Freguesia da Vacariça, na Câmara Municipal da Mealhada, nas Piscinas Municipais da Mealhada ou através do e-mail desporto@cm-mealhada.pt

Press - Ficheiro PDF Press Release - 02 abril 2019