Ir para o conteúdo principal

Câmara recebe apoio para combater vespa velutina

16 julho, 2019

Câmara recebe apoio para combater vespa velutina

A Câmara Municipal da Mealhada recebeu a aprovação da candidatura de apoio financeiro para destruição dos ninhos de Vespa velutina (vespa asiática), pelo valor máximo de 10.000  euros.

O apoio financeiro atribuído insere-se no eixo de intervenção "Funções ecológicas, sociais e culturais da floresta", do Regulamento do Fundo Florestal Permanente, e destina-se à destruição dos ninhos/colónias de Vespa velutina.

A autarquia, com a colaboração dos Bombeiros Voluntários da Mealhada e Pampilhosa, tem reunido vários esforços, com os objetivos de erradicar novos focos - prevenindo, assim, a disseminação da espécie a outras áreas menos afetadas -  e de diminuir o impacto causado por esta vespa, na saúde e no bem-estar das pessoas, bem como ao nível apícola.

No concelho, existem registos da Vespa velutina desde 2015. No entanto, dispersou-se rapidamente por todo o município, tendo-se verificado, em 2018, um aumento significativo do número de ninhos detetados, pelo que se torna  imprescindível um apoio nesta área, de forma a dar continuidade ao trabalho já desenvolvido.

 

Press - Ficheiro PDF Press Release - 16 julho 2019






Notícias Relacionadas



Mealhada já está a construir campo de alimentação de abelhas no luso
10 abril, 2024

Mealhada já está a construir campo de ...

Já estão no terreno os trabalhos para a criação do campo de alimento para abelhas, no Luso, junto ao Parque de Campismo. O objetivo é transformar ...