Ir para o conteúdo principal

Técnicos de Bibliotecas da Mealhada visitaram Arquivo Nacional Torre do Tombo

01 agosto, 2019

Técnicos de Bibliotecas da Mealhada visitaram Arquivo Nacional Torre do Tombo

Cerca de  duas dezena de técnicos da Rede de Bibliotecas da Mealhada visitaram o Arquivo Nacional Torre do Tombo e a Fundação José Saramago, onde puderam contactar com realidades ligadas à sua atividade profissional.

A visita, decidida em sede de Plano de Atividades da Rede de Bibliotecas, teve como objetivo motivar os técnicos das sete bibliotecas escolares, da Biblioteca Municipal da Mealhada (incluindo o serviço móvel Bibliomealhada) e do Arquivo Municipal da Mealhada.

A manhã foi passada no Arquivo Nacional Torre do Tombo, com a apresentação do edifício e explicação de determinados pormenores (gárgulas, dimensão métrica, posição, nome), e com a história do arquivo ao longo do tempo e a necessidade da construção do edifício atual. Foram ainda abordadas questões relcionadas com a sua utilidade, a recolha e tratamento documental e a documentação para consulta ao público. Depois de uma visita guiada à exposição no edifício "Pão,Carne e Água", centrada na época medieval, foi apresentado o site com sugestões para eventuais trabalhos pedagógicos.

A tarde foi de visita à Fundação José Saramago, com apresentação da Fundação, explicação da sua finalidade e das regras impostas pelo escritor. José Saramago foi o foco da visita com exlicações sobre o seu percurso vida, bem com o da sua obra literária e com a visualização de um pequeno documentário, na primeira pessoa, filmado durante os últimos anos da vida do escritor.

Press - Ficheiro PDF Press Release - 01 agosto 2019






Notícias Relacionadas



Segunda edição do FLIM – Festival Literário da Mealhada com "palavras para todos" e com os valores de abril
20 março, 2024

Segunda edição do FLIM – Festival ...

A segunda edição do FLIM - Festival Literário de Mealhada realiza-se de 21 a 23 de março com diversas iniciativas, como conferências, feiras do ...
Dia da Mulher celebrado na Mealhada com exposição, workshop, visita guiada e conversas com escritores
29 fevereiro, 2024

Dia da Mulher celebrado na Mealhada com ...

A Câmara da Mealhada vai dinamizar uma série de iniciativas para assinalar o Dia da Mulher, dias 8 e 9 de março. As propostas são uma palestra e ...