Ir para o conteúdo principal

Técnicos de Bibliotecas da Mealhada visitaram Arquivo Nacional Torre do Tombo

01 agosto, 2019

Técnicos de Bibliotecas da Mealhada visitaram Arquivo Nacional Torre do Tombo

Cerca de  duas dezena de técnicos da Rede de Bibliotecas da Mealhada visitaram o Arquivo Nacional Torre do Tombo e a Fundação José Saramago, onde puderam contactar com realidades ligadas à sua atividade profissional.

A visita, decidida em sede de Plano de Atividades da Rede de Bibliotecas, teve como objetivo motivar os técnicos das sete bibliotecas escolares, da Biblioteca Municipal da Mealhada (incluindo o serviço móvel Bibliomealhada) e do Arquivo Municipal da Mealhada.

A manhã foi passada no Arquivo Nacional Torre do Tombo, com a apresentação do edifício e explicação de determinados pormenores (gárgulas, dimensão métrica, posição, nome), e com a história do arquivo ao longo do tempo e a necessidade da construção do edifício atual. Foram ainda abordadas questões relcionadas com a sua utilidade, a recolha e tratamento documental e a documentação para consulta ao público. Depois de uma visita guiada à exposição no edifício "Pão,Carne e Água", centrada na época medieval, foi apresentado o site com sugestões para eventuais trabalhos pedagógicos.

A tarde foi de visita à Fundação José Saramago, com apresentação da Fundação, explicação da sua finalidade e das regras impostas pelo escritor. José Saramago foi o foco da visita com exlicações sobre o seu percurso vida, bem com o da sua obra literária e com a visualização de um pequeno documentário, na primeira pessoa, filmado durante os últimos anos da vida do escritor.

Press - Ficheiro PDF Press Release - 01 agosto 2019






Notícias Relacionadas



Cabine de Leitura ao dispor da comunidade
19 setembro, 2019

Cabine de Leitura ao dispor da comunidade

A nova Cabine de Leitura do Jardim Municipal da Mealhada já está ao dispor da comunidade. Os livros passam a estar acessíveis a todos, sem restrições ...