Ir para o conteúdo principal

Centro de Interpretação Ambiental da Mealhada com propostas para crianças em tempo de férias

07 agosto, 2019

Centro de Interpretação Ambiental da Mealhada com propostas para crianças em tempo de férias

Mais de 500 crianças e jovens já participaram nas atividades do Centro de Interpretação Ambiental da Mealhada desde o início do período de férias escolares. Até 13 de setembro, multiplicam-se as iniciativas em torno de temas como a reciclagem, a fauna, a flora e a preservaçao de recursos naturais.

Jogos, filmes, sessões de esclarecimento, histórias e oficinas são algumas das atividades que o Centro de Interpretação Ambiental da Mealhada (CIA) dinamiza e que divertem, transmitindo, em simultâneo, conhecimentos importantes a centenas de participantes não só do município, mas também de outros concelhos, que marcam a sua visita.

O sucesso do "Verão AltaAmbiente" prende-se com a diversidade de propostas  que podem ser tanto interiores, com recurso aos modernos meios audiovisuais e equipamentos (observação à lupa, microscópio e outros conjuntos pedagógicos), como exteriores, tirando partido dos 14 hectares que compõem o Parque da Cidade da Mealhada, onde o CIA está inserido. Nestes programas, fala-se da importância da água e da floresta, ouvem-se os sons dos animais, fazem-se armadilhas para vespas asiáticas, investiga-se o Parque e o seu habitat, fazem-se jogos de reciclagem, entre tantas outras propostas.

As atividades, todas gratuitas, são dirigidas a grupos de instituições públicas ou privadas, mas o CIA dispõe também de atividades para jovens individuais, nomeadamente com as "Tardes AltAmbiente" que vão acontecendo durante todo o ano, destinadas a jovens do 2º, 3º ciclo e ensino secundário. (ver programa agosto)

 

O Centro de Interpretação Ambiental

O Centro de Interpretação Ambiental (CIA), localizado no Parque da Cidade da Mealhada, é um espaço que procura despertar para a mudança de comportamentos e atitudes sobre a problemática ambiental e dotar os cidadãos de conhecimentos e meios que lhes permitam lidar com os desafios de umdesenvolvimento sustentável.

As atividades a promover têm como objetivos despertar a curiosidade para o conhecimento e compreensão do meio natural, interiorizar atitudes e valores respeitantes à sociedade de consumo e estimular o desenvolvimento de atitudes responsáveis com a preservação dos recursos naturais, contribuir para a formação de uma cidadania ambientalmente mais consciente e informada, dar a conhecer o património natural, sensibilizando para a valorização e preservação dos recursos naturais e desenvolver a cooperação de alunos e professores em causas ambientais, construindo alicerces para uma sociedade ecologicamente saudável.

 

Tardes AltAmbiente Agosto

19 de agosto l "Teia da vida"
Apresentação dos participantes e jogos de sensibilização ambiental.

20 de agosto l "Botânico por uma tarde"
Sessão de esclarecimento sobre o reino vegetal e identificação de árvores do Parque da Cidade.

21 de agosto l "A que animal pertence?"
Sessão de esclarecimento sobre a fauna selvagem Portuguesa e construção de armadilhas para a vespa-asiática.

22 de agosto l  "Separar é que está a dar"
Sessão de esclarecimento sobre o circuito dos resíduos, jogos de separação e oficina de reutilização.

23 de agosto l "Oceano de plástico"
Sessão de esclarecimento sobre a problemática de resíduos nos oceanos e jogos de recolha de resíduos no campo de areia. Lanche ecológico, entrega de prémios e certificados.Todos os participantes terão direito a um conjunto de sacos-ecoponto, caixa-abrigo para aves, certificado de participação, entre outros prémios.

Inscrições: centroambiental@cm-mealhada.pt l Telefone 231 205 389.

Press - Ficheiro PDF Press Release - 07 agosto 2019






Notícias Relacionadas



Mealhada já está a construir campo de alimentação de abelhas no luso
10 abril, 2024

Mealhada já está a construir campo de ...

Já estão no terreno os trabalhos para a criação do campo de alimento para abelhas, no Luso, junto ao Parque de Campismo. O objetivo é transformar ...