Receção Municipal à comunidade educativa mostrou recursos e infraestruturas do município

12 setembro, 2019

A Câmara Municipal da Mealhada deu, esta manhã, as boas-vindas à comunidade educativa da Mealhada, dando a conhecer todo o contexto escolar do município, desde as infraestruturas aos recursos humanos, dos projetos apoiados pela autarquia às atividades que visam o enriquecimento curricular dos alunos.

São vários os projetos implementados na comunidade escolar do município que unem a Autarquia ao Agrupamento de Escolas da Mealhada e Escola Profissional Vasconcellos Lebre (EPVL), nomeadamente através do contrato interadministrativo que está em vigor desde 2015 e que se poderá prolongar, segundo anunciou o vice-presidente da Câmara Municipal da Mealhada, Guilherme Duarte, por mais 4 anos, "mantendo na esfera do Agrupamento toda a componente pedagógica".

Esta "estreita" ligação entre Câmara e comunidade escolar é evidente no apoio a diversos projetos, como as Escolíadas e Escolíadas Júnior, um programa que promove as artes junto das crianças e jovens, a Escola de Verão Júnior, um projeto que possibilita que os melhores 25 alunos do agrupamento possam frequentar, durante uma semana, uma escola de ensino superior, sendo os custos suportados pela autarquia, o programa de empreendedorismo, entre outros. Como tem sido prática nos últimos anos, o Município atribui ainda um subsídio para apoio à atividade, por aluno, aos estabelecimentos de ensino.

No primeiro ciclo, mantém-se o fornecimento de lanches, nos centros escolares, para as famílias que o pretendam (pagando um valor acessível), uma medida introduzida no passado ano letivo que se revelou de grande utilidade, e mantém-se as Atividades de Enriquecimento Curricular (AEC) – Educação Física, Música, Inglês e Xadrez. As três primeiras são alargadas ao ensino pré-escolar, de forma gratuita, para as famílias. O ensino pré-escolar terá, a partir deste ano letivo, 4 animadoras socioeducativas para apoiarem as educadoras na dinamização de diversas atividades. Manter-se-á também o prolongamento das atividades de animação e apoio à família no pré-escolar durante o mês de agosto, garantindo a rede pública uma resposta durante todo o ano. "Medidas que contribuem para que tenhamos as salas da maior parte dos jardins de infância praticamente lotadas", sublinhou Guilherme Duarte, referindo as diversas obras de requalificação que decorrem nos jardins do Carqueijo, do Canedo e de Casal Comba.

Outro dos projetos em curso é o Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar, um projeto que implicou a criação de dois Centros de Intervenção e Estimulação Multissensorial (salas snoezelen), na Mealhada e na Pampilhosa, bem como a  constituição de uma equipa multidisciplinar, constituída por dois terapeutas da fala, um musicoterapeuta e um técnico de tecnologias da informação e comunicação, e a criação de uma  sala do futuro, na Escola Secundária da Mealhada, um espaço que procura motivar os alunos, de forma inovadora, para o conhecimento, recorrendo às mais diversas tecnologias, desde painéis táctil abstratos a kits de robótica.

Guilherme Duarte, deu as boas-vindas a toda a comunidade e assinalou a contratação de mais seis profissionais auxiliares de ação educativa. O vice-presidente deixou ainda a certeza de que a Autarquia responderá às necessidades da comunidade educativa, assente neste modelo de cooperação entre Câmara Municipal, Agrupamento de Escolas e Escola Profissional.

Manuela Alves, diretora pedagógica da EPVL, sublinhou os novos desafios para o ano que agora inicia, nomeadamente com a implementação de dois cursos profissionais de ensino superior e a candidatura a Centro Qualifica.

Fernando Trindade, diretor do Agrupamento de Escolas da Mealhada, fez votos de que o ano decorra num ambiente de felicidade, referindo que os professores podem contar com "um concelho empenhado na Educação, com investimento em infraestruturas e significativa quantidade de projetos".

São cerca de 2200 alunos que iniciam, nos próximos dias, o ano letivo no Agrupamento de Escolas da Mealhada e na Escola Profissional Vasconcellos Lebre, aos quais se juntam dezenas de professores, de educadores e de auxiliares que irão trabalhar no município, seja na Escola Secundária, nas duas Escolas Básicas (Mealhada e Pampilhosa), nos três centros escolares (Mealhada, Luso e Pampilhosa) nas escolas de primeiro ciclo (Barcouço, Casal Comba e Antes) e nos jardins de infância (Carqueijo, Canedo, Casal Comba, Pampilhosa e Quinta do Valongo).

A esta sessão, em que o Município deu a conhecer a sua realidade educativa, seguiu-se o almoço e, da parte da tarde, os participantes puderam realizar uma visita à Mata Nacional do Bussaco.

Educação na Mealhada em números

Rede Educativa

Educação pré-escolar – 8 jardins de infância
(Casal comba, Canedo, Carqueijo, Antes, Pampilhosa, Quinta do Valongo, jardins de infância dos centros escolares da Mealhada, do Luso e da Pampilhosa)