Ir para o conteúdo principal

Cabine de Leitura ao dispor da comunidade

19 setembro, 2019

Cabine de Leitura ao dispor da comunidade

A nova Cabine de Leitura do Jardim Municipal da Mealhada já está ao dispor da comunidade. Os livros passam a estar acessíveis a todos, sem restrições burocráticas ou de horário. Os primeiros utilizadores já "requisitaram e doaram livros". 

Esta microbiblioteca inicia com 256 livros (254 oriundos da Biblioteca Municipal da Mealhada e dois oferecidos pela Fundação Altice, parceira do projeto), distribuídos em cinco prateleiras, com obras que vão desde os livros temáticos à literatura estrangeira, da literatura portuguesa (não só de autores portugueses como dos que escrevem em português), à literatura infantil.

Sobe o lema "Levar, ler e devolver", o que se pede à comunidade de utilizadores é isso mesmo: que leve o livro, o leia, o devolva e, se possível, que enriqueça o espaço com a doação de obras. O projeto, que resulta da parceria da Câmara Municipal da Mealhada com a Fundação Altice, visa "fomentar o gosto pela leitura, tornar fácil o acesso aos livros", explicou Guilherme Duarte, vice-presidente da Câmara Municipal da Mealhada.

Maria de Belém Roseira, conselheira da Fundação Altice, presente na inauguraçãoque decorreu esta manhã, sublinhou o simbolismo destas antigas cabines reconvertidas em bibliotecas para a promoção da leitura e  da cultura  e apelou  "ao respeito pelo livro e pelo acesso de todos os outros,  numa cultura de cidadania responsável que se pretende instituir". Queremos cidadão ativos e responsáveis", referiu. ,

Tambem presente na inauguração, João Zúquete, membro do Conselho de Administração da Altice, explicou que este "é um projeto estatégido de respnsabilidade social da Altice", e são já 30 as cabines espalhadas pelo país. 

O livro de registo, cujo utilizador pode ou não preencher, foi inagurado por Maria de Belém, e pelos primeiros utilizadores da cabine que não só levaram livros, como já deixaram alguns que trouxeram de casa.

Nesta parceria, a Fundação Altice fornece a cabine transformada em biblioteca, cabendo à autarquia a manutenção da mesma e a disponibilização dos livros.

Press - Ficheiro PDF Press Release - 19 setembro 2019






Notícias Relacionadas



Festival de Samba anima Mealhada
13 setembro, 2019

Festival de Samba anima Mealhada

O centro da cidade da Mealhada vai receber, amanhã, o Festival de Samba, numa noite que colocará em palco as quatro escolas de samba locais, que ...