Ir para o conteúdo principal

Cabine de Leitura ao dispor da comunidade

19 setembro, 2019

Cabine de Leitura ao dispor da comunidade

A nova Cabine de Leitura do Jardim Municipal da Mealhada já está ao dispor da comunidade. Os livros passam a estar acessíveis a todos, sem restrições burocráticas ou de horário. Os primeiros utilizadores já "requisitaram e doaram livros". 

Esta microbiblioteca inicia com 256 livros (254 oriundos da Biblioteca Municipal da Mealhada e dois oferecidos pela Fundação Altice, parceira do projeto), distribuídos em cinco prateleiras, com obras que vão desde os livros temáticos à literatura estrangeira, da literatura portuguesa (não só de autores portugueses como dos que escrevem em português), à literatura infantil.

Sobe o lema "Levar, ler e devolver", o que se pede à comunidade de utilizadores é isso mesmo: que leve o livro, o leia, o devolva e, se possível, que enriqueça o espaço com a doação de obras. O projeto, que resulta da parceria da Câmara Municipal da Mealhada com a Fundação Altice, visa "fomentar o gosto pela leitura, tornar fácil o acesso aos livros", explicou Guilherme Duarte, vice-presidente da Câmara Municipal da Mealhada.

Maria de Belém Roseira, conselheira da Fundação Altice, presente na inauguraçãoque decorreu esta manhã, sublinhou o simbolismo destas antigas cabines reconvertidas em bibliotecas para a promoção da leitura e  da cultura  e apelou  "ao respeito pelo livro e pelo acesso de todos os outros,  numa cultura de cidadania responsável que se pretende instituir". Queremos cidadão ativos e responsáveis", referiu. ,

Tambem presente na inauguração, João Zúquete, membro do Conselho de Administração da Altice, explicou que este "é um projeto estatégido de respnsabilidade social da Altice", e são já 30 as cabines espalhadas pelo país. 

O livro de registo, cujo utilizador pode ou não preencher, foi inagurado por Maria de Belém, e pelos primeiros utilizadores da cabine que não só levaram livros, como já deixaram alguns que trouxeram de casa.

Nesta parceria, a Fundação Altice fornece a cabine transformada em biblioteca, cabendo à autarquia a manutenção da mesma e a disponibilização dos livros.

Press - Ficheiro PDF Press Release - 19 setembro 2019






Notícias Relacionadas



Câmara aprova 198 mil euros de apoios a associações culturais, juvenis e desportivas
29 julho, 2020

Câmara aprova 198 mil euros de apoios a ...

A Câmara da Mealhada aprovou, na última reunião de Executivo Municipal, um apoio de 198 mil euros distribuídos por 66 associações que se candidataram ...

Assembleia Municipal de 29 de junho
29 junho, 2020

Assembleia Municipal de 29 de junho

A Assembleia Municipal da Mealhada vai reunir, hoje, a partir das 20h30, na Escola Profissional Vasconcellos Lebre, na cidade da Mealhada. É o regresso ...