Anuário financeiro dos municípios destaca Câmara da Mealhada pela boa gestão financeira

15 novembro, 2019

Municípios Portugueses destaca as boas contas da Mealhada, em 2018. O município  ocupa os lugares cimeiros numa série de categorias que avaliam as boas contas das câmaras, nomeadamente no índice de menor dívida total e no índice de menor passivo por habitante, no universo dos 308 municípios portugueses.

A Mealhada figura logo no primeiro lugar no ranking global no índice que mede o passivo por habitante, com um valor de 32,5 euros (era 43,4 euros em 2017), quando a média nacional se situa nos 597 euros por habitante.

No que respeita ao menor índice de dívida total, a Mealhada encontra-se também em primeiro lugar no universo das 308 autarquias. E está nas posições cimeiras no que se refere ao pagamento de juros de empréstimos e outros encargos financeiros, uma vez que não detém quaisquer empréstimos bancários.

Apresenta-se em 3º lugar na categoria "Melhor índice de liquidez",  que analisa relação entre as dívidas a receber e os valores monetários disoponíveis para as dívidas a pagar. Relativamente ao índice que mede o passivo exigível no ativo, uma das variáveis mais importantes da gestão financeira dos municípios, a Mealhada figura em 3.º lugar, classificando-se em 2.º lugar quando se trata do passivo exigível consolidado nos rendimentos próprios.

Em conclusão, a Mealhada integra o quadro das 100 autarquias portuguesas com melhor eficiência financeira no que respeita às contas de 2018, tendo conseguido, no conjunto dos 11 indicadores analisados, uma pontuação global de 68,3%, quando apenas 64 municípios se consideram com um nível satisfatório de eficiência financeira por terem obtido pontuação acima dos 50%.

O Anuário Financeiro dos Municípios Portugueses apresenta uma análise económica e financeira das contas dos municípios relativas ao exercício económico de 2018, contando, para tal, com a colaboração do Tribunal de Contas. Este documento independente - Anuário Financeiro dos Municípios Portugueses - resulta de um trabalho em equipa que envolve atualmente dois centros de investigação onde estão integrados os autores: o Centro de Investigação em Contabilidade e Fiscalidade (CICF) do Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA) e o Centro de Investigação em Ciência Política (CICP) da Universidade do Minho.

Press - Ficheiro PDF Press Release - 15 novembro 2019