CPCJ da Mealhada assinalou três décadas de convenção sobre os direitos da criança

22 novembro, 2019

A Comissão de Proteção de Crianças e Jovens da Mealhada assinalou os 30 anos da Convenção sobre os Direitos da Criança pela Assembleia-Geral das Nações Unidas, com uma reflexão sobre problemas atuais, nomeadamente a privação do sono ou o acesso precoce a tecnologia desajustada.

A reflexão, especialmente dedicada à perspetiva das interações das crianças e dos jovens com a tecnologia nesta era digital, e do seu direito à proteção, foi enriquecida com o contributo da psicóloga Diana Gaspar, autora pampilhosense, que acompanha crianças e adolescentes em vários estabelecimentos públicos de saúde.

A necessidade de informar os pais para os perigos da privação do sono, a utilização pedagógica e utilitária das ferramentas tecnológicas e do acesso precoce a tecnologia desajustada para o estado de desenvolvimentos das crianças e adolescentes foram as perspetivas mais debatidas pelos participantes no fórum, que manifestaram interesse em voltar a este tema e a este debate. Participaram cerca de 30 pessoas, entre educadores - pais e professores - e membros da comissão Alargada da CPCJ da Mealhada.

Na mesma ocasião foi inaugurada a exposição dos trabalhos feitos pelas crianças das IPSS e do Agrupamento de Escolas da Mealhada, no âmbito da dinâmica promovida pela CPCJ, com o nome "Estendal dos Direitos".

Press - Ficheiro PDF Press Release - 22 novembro 2019

cpcj crianças