Município da Mealhada distinguido no Índice de Presença na Internet

04 dezembro, 2019

Município da Mealhada distinguido no Índice de Presença na Internet

A Câmara da Mealhada foi, hoje, distinguida no Índice da Presença na Internet das Câmaras Municipais 2019 (IPIC) por constar no top 10 de autarquias (no universo dos 308 municípios) com melhores práticas no que se refere ao website, concretamente no que diz respeito aos tipos de conteúdos e atualização dos mesmos.

O Município da Mealhada foi um dos dez que recebeu uma menção honrosa nacional atribuída às Câmaras Municipais classificadas até à 10.ª posição no índice global e nos quatro sub-índices, nomeadamente no índice relativo aos conteúdos do website. A cerimónia decorreu, esta manhã, em Guimarães, na presença da Ministra da Modernização do Estado e da Administração Pública, Alexandra Leitão.

Para o cálculo global do índice, são avaliados e classificados, por observação direta dos 308 websites das câmaras municipais, um conjunto de indicadores agrupados em quatro critérios: Conteúdos: tipo e atualização, Acessibilidade, navegabilidade e facilidade de utilização, Serviços online e Participação.

O período de recolha e avaliação a que se reporta este estudo teve lugar entre os meses de novembro de 2018 e maio de 2019. Além da observação direta dos sítios web, a recolha de dados envolveu ainda o envio de mensagens de email para os serviços Municipais das Câmaras, bem como para os respetivos Presidente, Vice-presidente e primeiro Vereador da oposição dos 308 municípios.

O website da Câmara Municipal da Mealhada (www.cm-mealhada.pt) foi atualizado em 2016 sempre com o objetivo de se tornar mais acessível e facilitador para os munícipes. "É mais uma evidência do nosso trabalho de aproximação, através dos canais de comunicação, do Município aos munícipes e vice-versa", refere Rui Marqueiro, presidente da Câmara da Mealhada.

O IPIC 2019 é realizado pela Universidade do Minho, nomeadamente pelo Gávea - Observatório da Sociedade da Informação /Departamento de Sistemas de Informação, e pela Universidade das Nações Unidas, sob o patrocínio da Agência para a Modernização Administrativa.

Press - Ficheiro PDF Press Release - 04 dezembro 2019