Ir para o conteúdo principal

Autarquia proporciona dia diferente a idosos e utentes da APPACDM de Casal Comba

07 dezembro, 2019

Autarquia proporciona dia diferente a idosos e utentes da APPACDM de Casal Comba

Olimpíadas para uns, termas para outros. O Setor de Ação Social e a Rede Social da Mealhada proporcionaram experiências diferentes para duas populações distintas do concelho: os idosos e as pessoas com deficiência.

O Dia Nacional da Pessoa com Deficiência foi assinalado com experiências distintas para cerca de 35 utentes da APPACDM - Anadia Centro Santo Amaro (Casal Comba). Os utentes puderam, de manhã, usufruir dos benefícios das Termas de Luso, entidade parceira nesta atividade, e, já durante a tarde, experimentar os workshops de expressão dramática e corporal, a dança e, no caso dos deficientes profundos, o teatro sensorial. "Habitualmente assinalamos o dia com uma temática. Já foi o desporto, já foram as artes plásticas, este ano foram as termas, que é também uma valência do nosso território. É sempre importante proporcionar estas experiências estimulantes e diferentes e esperamos que, no próximo ano, possamos alargar a todas as pessoas com deficiência do concelho", refere Nuno Canilho, vereador da Ação Social.

No que respeita às Olimpíadas Seniores, os idosos de todas as instituições de particularidade social concelhias puderam colocar-se à prova e, em equipas, disputar os vários jogos de memória, de raciocínio, de cálculo mental ou mesmo de alguma atividade física.

Desde 2016 que uma técnica de psicologia do Setor de Ação Social dinamiza, semanalmente, este tipo de atividades junto dos idosos institucionalizados com o objetivo de lhes oferecer novas oportunidades para alcançar o bem-estar físico e emocional e motivação para os desafios do envelhecimento. As Olimpíadas reuniram todos os idosos participantes - (Associação Desportiva, Cultural e Recreativa de Antes, Casa do Povo da Vacariça, Centro de Assistência Paroquial da Pampilhosa, Centro Social Comendador Melo Pimenta, Centro Social da Freguesia de Casal Comba, Centro Paroquial de Solidariedade Social de Ventosa do Bairro, Jardim de Infância Dra. Odete Isabel e Santa Casa da Misericórdia da Mealhada) – numa tarde de convívio de competição saudável. Contou com o apoio dos alunos do 3º ano de Desporto da Escola Profissional Vasconcellos Lebre, dos Bombeiros da Mealhada, e da Sociedade de Água de Luso.

"É uma atividade realizada no âmbito do projeto CAATIVAS e muito apreciado quer pelos idosos, quer pelas IPSS como forma de estimular os idosos e ao qual pretendemos dar continuidade", sublinha Nuno Canilho.

Press - Ficheiro PDF Press Release - 19 dezembro 2019






Notícias Relacionadas



Carqueijo tem Jardim de Infância renovado
03 março, 2020

Carqueijo tem Jardim de Infância renovado

O Jardim de Infância do Carqueijo foi inaugurado, esta tarde, pela presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC), ...