Ir para o conteúdo principal

Miniaturas em cortiça em exposição no município

05 março, 2020

Miniaturas em cortiça em exposição no município

Transformar rolhas de cortiça em personagens de fantasia, em pequenas casas, castelos, aldeias e quadros. A exposição "Miniaturas em cortiça", no âmbito do BioFestival de Primavera, que se realiza dias 21 e 22 de março, está patente no Centro de Interpretação Ambiental, no Espaço Inovação Mealhada, na Biblioteca Municipal e no Posto de Turismo da Mealhada.

A exposição mostra a criatividade de Samuel Machado, que, a partir de rolhas de cortiça, criou vários mundos. No Centro de Interpretação está representada a "aldeia rural", enquanto na Biblioteca está um "Mundo da Fantasia". O Espaço Inovação da Mealhada recebeu peças de "Eco DeCoração" e o tema da exposição no Posto de Turismo é "Agua, Pão, Vinho e Leitão", numa alusão às 4 Maravilhas da Mesa da Mealhada.

A cortiça, que assume um papel de destaque em todo o projeto, provém de rolhas já utilizadas que são totalmente transformadas de forma manual. Samuel Machado junta-lhes o cartão, a madeira, o esferovite e outros tantos materiais recicláveis e cria mundos diferenciadores e decorativos, oriundos destes produtos objeto de reciclagem.

Samuel de Oliveira Machado, licenciado em Animação Socioeducativa, pós-graduado em Intervenção Social, Inovação e Empreendedorismo, conta com um percurso profissional de mais de 15 anos ligado ao trabalho com a infância e juventude, onde se destacam trabalhos como educador de centro de acolhimento para crianças e jovens, animador sociocultural em contexto escolar e o desenvolvimento de vários projetos de intervenção social nas áreas da economia solidária e artes plásticas. 

Esta exposição, que estará patente até final do mês, decorre no âmbito do BioFestival de Primavera, evento que vai realizar-se, dias 21 e 22 de março, no Parque da Cidade da Mealhada, e que conta com conferências, workshops, jogos, mercadinho, ateliês para crianças, música, entre muitas outras atividades.

O BioFestival de Primavera é dirigido às famílias, procurando, por isso, trazê-las para a floresta e proporcionar-lhes momentos de comunhão com a natureza, quer passeando, quer fazendo um piquenique com as iguarias que podem ser adquiridas no "Cantinho dos Sabores de Primavera".

Press - Ficheiro PDF Press Release - 05 março 2020






Notícias Relacionadas



Mealhada já está a construir campo de alimentação de abelhas no luso
10 abril, 2024

Mealhada já está a construir campo de ...

Já estão no terreno os trabalhos para a criação do campo de alimento para abelhas, no Luso, junto ao Parque de Campismo. O objetivo é transformar ...