Aviso à população - Tempo quente / medidas preventivas

16 julho, 2020

Aviso à população - Tempo quente / medidas preventivas

TEMPERATURAS ALTAS EXIGEM MEDIDAS PREVENTIVAS

A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil alerta a população para a manutenção, nos próximos dias, de tempo quente e seco, com um risco de incêndio rural muito elevado a máximo, pelo que deixa várias recomendações.  (ver Medidas Preventivas).

Também a Direção-Geral da Saúde, deixa vários conselhos para a população se proteger dos efeitos do calor intenso na saúde, nomeadamente a necessidade de se manter informado, hidratado e fresco (ver Conselhos DGS).

Medidas Preventivas Incêndio Rural (Período Crítico - 1 de julho a 30 setembro)

PROIBIDO fazer Queimadas Extensivas SEM AUTORIZAÇÃO. Informe-se na sua câmara municipal ou pelo 808 200 520.

PROIBIDO fazer Queima de Amontoados SEM AUTORIZAÇÃO. Informe-se na sua câmara municipal ou pelo 808 200 520.

PROIBIDO utilizar fogareiros e grelhadores em todo o espaço rural salvo se, usados fora das zonas críticas e nos locais devidamente autorizados, para o efeito.

PROIBIDO fumar ou fazer qualquer tipo de lume nos espaços florestais.

PROIBIDO lançar balões de mecha acesa e foguetes. O uso de fogo-de-artifício só é permitido com autorização da câmara municipal.

PROIBIDO fumigar ou desinfestar apiários exceto se os fumigadores tiverem dispositivos de retenção de faúlhas.

PROIBIDO usar motorroçadoras (exceto se possuírem fio de nylon), corta-matos e destroçadores nos dias de Risco Máximo. Evite o uso de grades de discos.

É OBRIGATÓRIO usar dispositivos de retenção de faíscas e de tapa-chamas nos tubos de escape e chaminés das máquinas de combustão interna e externa nos veículos de transporte pesados e 1 ou 2 extintores de 6 Kg, consoante o peso máximo seja inferior ou superior a 10 toneladas.

Acompanhe a evolução do perigo de incêndio para os próximos dias, disponível nos sítios da internet da ANEPC, do IPMA e do ICNF, ou junto dos Serviços Municipais de Proteção Civil e dos Corpos de Bombeiros.

Conselhos Direção-Geral da Saúde

Beba água ou sumos de fruta natural, mesmo quando não tem sede, e evite o consumo de bebidas alcoólicas;

Faça refeições frias, leves e coma mais vezes ao dia;

Utilize roupa larga, que cubra a maior parte do seu corpo, chapéu de abas largas e óculos de sol;

Mantenha-se em ambientes frescos, pelo menos 2 a 3 horas por dia;

Evite a exposição direta ao sol, principalmente entre as 11 e as 17 horas.

Utilize protetor solar com fator > 30 e renove a sua aplicação de 2 em 2 horas;

Se trabalhar no exterior, faça-o acompanhado porque em situações de calor extremo poderá ficar confuso ou perder a consciência;

Tenha especial atenção com os doentes crónicos, crianças, idosos e pessoas com mobilidade reduzida;

No período de maior calor, corra as persianas ou portadas; ao entardecer deixe que o ar circule pela casa;

Mealhada, 16 de julho de 2020

Press - Ficheiro PDF Press Release - 16 julho 2020