Ana Arrebentinha e Fernando Mendes prometem muito riso no Cineteatro Messias

08 setembro, 2020

Ana Arrebentinha e Fernando Mendes prometem muito riso no Cineteatro Messias

O humor de Ana Arrebentinha, a comédia de Fernando Mendes, teatro infantil, música e cinema são os argumentos do Cineteatro Messias, na Mealhada, para o quadrimestre setembro/dezembro 2020 após a paragem forçada pela pandemia da Covid-19.

Ana Arrebentinha é um fenómeno do stand-up comedy em Portugal. Natural da Amareleja, esta alentejana é muito mais que uma brilhante contadora de anedotas e tem o dom de fazer rir até os mais sisudos. E é isso que promete dia 11 de outubro (16h), domingo, no Cineteatro Messias.

Este furacão alentejano criou o espetáculo "Coisas de Mulheres" que percorre o país, incluindo a Mealhada, contando histórias hilariantes e únicas da condição feminina na aparente vulgaridade do quotidiano de todas as mulheres. As dietas, os filhos que existem ou não, as roupas, os casamentos, o sexo e muitos mais temas serão abordados de forma crítica e atípica. "Coisas de Mulheres" é um monólogo intensamente humorístico na abordagem que faz ao universo feminino.

Ana iniciou a carreira artística no teatro, em 2012, mas a sua energia verdadeiramente contagiante tornou-a numa presença assídua no "Você na TV" (TVI). Tem também um programa em nome próprio - "Arrebenta a Selfie" -, onde, todas as quartas-feiras, a comediante percorre o feed das redes sociais dos famosos e comenta os posts, as fotografias e os vídeos que mais deram que falar.

Novembro será o mês de Fernando Mendes. O ator regressa com o espetáculo "Insónia", uma comédia que brinca com questões sérias, em que se assiste a uma hilariante crise interior de Custódio, um homem que se encontra à beira do divórcio e cuja mulher, Sónia, esgotou de vez a sua paciência para com um marido que é cada vez mais um falhado e um tipo sem rumo ou grandes objetivos de vida para além de comer, beber e dormir. O espetáculo está marcado para dia 7 de novembro (21h30).

Antes destas duas produções nacionais, o Cineteatro abre portas aos artistas locais. Primeiro, a 26 de setembro (21h30), com um concerto com os músicos Francisco Saldanha (voz e piano), CB Correia (voz e guitarra), Ricardo Carvalho (baixo), Toni Viais (voz e guitarra) e Miguel Silva (voz e guitarra); depois, a 10 de outubro (17h), com a peça de teatro infantil "Antes de começar", de Almada Negreiros, trazida a palco pela companhia Caixa de Palco.

Estes dois espetáculos são contratados pela Câmara Municipal da Mealhada como forma de apoio aos artistas profissionais, residentes no concelho da Mealhada, que, devido à Covid-19, ficaram sem trabalho e, por isso, sem quaisquer fontes de rendimento.

Os bilhetes para estes dois espetáculos serão gratuitos e preferencialmente oferecidos pelo Município aos profissionais que, no período de confinamento obrigatório, estiveram sempre na "linha da frente", a trabalhar para que nada faltasse aos munícipes da Mealhada, nomeadamente nas unidades de saúde, IPSS, bombeiros, escolas, GNR, padarias, bombas de combustível, farmácias, empresas de transportes, entre outros.

A 1 de novembro (17h), o palco do Cineteatro Messias é reservado à música clássica.  A Orquestra Sem Fronteiras apresenta-se pela primeira vez ao público da Mealhada, com um concerto que assinala o 250.º aniversário do nascimento de Beethoven e conta com a solista nacional Marta Menezes. As entradas serão livres, mas sujeitas ao levantamento prévio de bilhete.

O teatro infantil estará presente também em dezembro, dia 5, às 16h, com a peça "O Capuchinho Vermelho". A companhia Plateia D'emoções - Produções Artísticas vira a história do Capuchinho Vermelho ao contrário e dá-lhe uma nova dimensão: inventa personagens, cria canções apaixonantes e acrescenta outras mensagens, num espetáculo imperdível para os mais pequenos.

O cinema é retomado já em setembro com as habituais sessões de sexta-feira, sábado e domingo, com filmes como "Bem-vindos a África" (4, 5 e 6 de setembro), "Scooby" (11, 12 e 13 de setembro), "Tenet" (18, 19 e 20 de setembro) e "Os novos mutantes" (25 e 27 de setembro).

"Procuramos, como tem sido a nossa linha de atuação, oferecer uma programação diversificada dentro dos limites que temos e que, atualmente, são ainda maiores devido à Covid-19. Queremos voltar a disponibilizar produtos culturais aos nossos munícipes, mas fá-lo-emos cumprindo todas as recomendações e cuidados das autoridades de saúde", sublinha Rui Marqueiro, presidente da Câmara Municipal da Mealhada.

Tendo em conta as imposições da Direção-Geral da Saúde, a lotação do Cineteatro Messias ficou reduzida a 50% da sua capacidade, pelo que a Câmara Municipal sugere que a reserva de bilhetes seja feita o quanto antes, através do e-mail teatromessias@cm-mealhada.pt.

Preço: 10€
Classificação: M/16