Ir para o conteúdo principal

Pavilhão Municípal do Luso recebe primeira Jornada do Campeonato Nacional de GoalBall este sábado.

10 novembro, 2009

Pavilhão Municípal do Luso recebe primeira Jornada do Campeonato Nacional de GoalBall este sábado.
O pavilhão municipal do Luso (Mealhada) recebe, este sábado (14 Nov.), a primeira jornada do campeonato nacional de goalball, destinado atletas cegos e ambíopes.

A primeira jornada - tal como as restantes seis que integram o campeonato - consta de sete jogos, estando o primeiro confronto marcado para as 13 horas e o final da jornada previsto para as 18h30.

O campeonato nacional de goalball é da responsabilidade da ANDDVIS - Associação Nacional de Desporto para Deficientes Visuais, e inclui um total de sete jornadas, que serão disputadas, todas, na zona centro do país.

Esta jornada conta com o apoio da Câmara Municipal da Mealhada

O QUE é O GOALBALL?
O Goalball é um desporto paralímpico, com competição feminina e masculina, específico para atletas cegos e amblíopes, que requer grande técnica, mobilidade, sentido de orientação, reflexos rápidos, grande concentração e bom trabalho de equipa.

é jogado, em pavilhão, num campo de 18m de comprimento por 9 metros de largura.

Em cada topo do campo existem balizas de 9m de comprimento, com 1,30m de altura.

O campo possui marcações específicas para a modalidade, com linhas com relevo, que servem para a orientação dos jogadores no terreno de jogo.

A bola utilizada no jogo tem características especiais, tendo um peso de 1,250 Kg e possuindo no seu interior placas metálicas, que produzem som.

Este dispositivo sonoro permite aos atletas conhecerem a localização da bola na sua deslocação.

De cada um dos lados do campo estão equipas de três elementos, que tentam,através de lançamentos manuais, marcar golo na baliza da equipa contrária.






Notícias Relacionadas