Ir para o conteúdo principal

Câmara disponibiliza apoio na vacinação da população do concelho

18 fevereiro, 2021

Câmara disponibiliza apoio na vacinação da população do concelho

A vacinação de idosos residentes no concelho da Mealhada começou, hoje, a ocorrer, no centro de vacinação Covid-19 instalado no Pavilhão Desportivo Municipal da Mealhada. 

A Câmara Municipal local está a apoiar os serviços de saúde pública no plano de vacinação comunitária, tendo assumido a responsabilidade de criar condições para os profissionais de saúde levarem a cabo este desígnio, através da instalação e cedência de um centro de vacinação, da disponibilização de meios materiais e da colocação de duas dezenas de funcionários da Autarquia a colaborar neste processo. 

O apoio do município iniciou-se, desde logo, com a montagem das estruturas e dos equipamentos e com a disponibilização de materiais diversos para adaptar o Pavilhão Municipal da Mealhada para centro de vacinação. Com os sete funcionários municipais que estarão diariamente, e durante os próximos meses, a prestar apoio na receção e encaminhamento de utentes e ainda na limpeza e desinfeção dos espaços, a autarquia contabiliza 20 recursos humanos afetos a este procedimento.

O Centro de Vacinação Covid-19 da Mealhada é composto por quatro postos (gabinetes) e vários espaços, fundamentais para que tudo decorra em perfeitas condições, nomeadamente sala de preparação, sala de recobro - no caso de haver efeitos secundários após a toma da vacina -, sala de admissão de utentes, sala de recuperação, um espaço para a equipa de higienização e desinfeção e um balneário para a equipa de enfermagem. 

"A estrutura foi idealizada com o objetivo de cumprir todas as regras de distanciamento social e de higiene, não esquecendo a questão da privacidade e da existência de uma temperatura ambiente adequada", esclareceu o presidente da Câmara Municipal da Mealhada, Rui Marqueiro, acrescentando que "o município tem vindo a apoiar o Serviço Nacional de Saúde desde a primeira hora, quer com a oferta de equipamentos de proteção individual, quer com ações de sensibilização da população, quer agora com instalações para vacinação da população". 

Para já estão a ser vacinados os utentes do concelho com mais de 80 anos, que foram previamente convocados pelos serviços de saúde. Até ao final da semana está prevista a administração de 150 doses, tendo a equipa de vacinação tido o cuidado de criar listas de suplentes, de forma a evitar desperdício de vacinas, caso haja alguma desistência. 

A campanha de vacinação contra a Covid-19, da exclusiva responsabilidade das autoridades de saúde, foi planeada de acordo com a disponibilidade das vacinas contratadas para Portugal, que estão a ser administradas faseadamente a grupos prioritários, até que toda a população esteja vacinada.

Press - Ficheiro PDF Press Release - 18 fevereiro 2021