Mealhada apresenta à comunidade escolar Academia de Líderes Ubuntu

23 fevereiro, 2021

Mealhada apresenta à comunidade escolar Academia de Líderes Ubuntu

A Câmara da Mealhada vai apresentar, no dia 3 de março, às 17h, a "Academia de Líderes Ubuntu Escolas – Mealhada", um projeto que será implementado e executado no Agrupamento de Escolas da Mealhada, que conta com um apoio financeiro da autarquia, no valor de 18 mil euros. A sessão, dirigida a toda a comunidade educativa, será transmitida através da plataforma Zoom (ID da reunião: 830 6494 9937; senha de acesso: 146447) e nela participarão coordenadores do projeto em contexto escolar e jovens do Clube Ubuntu.

A Câmara da Mealhada vai celebrar um protocolo com o Instituto Padre António Vieira (IPAV) e o Agrupamento de Escolas de Mealhada, aprovado na última reunião do executivo municipal, e atribuir ao IPAV um apoio financeiro, no montante total de 18 mil euros, para a implementação e execução do projeto "Academia de Líderes Ubuntu Escolas – Mealhada", nos anos letivos 2020/2021, 2021/2022 e 2022/2023.

Destinado a cerca de 60 jovens, com idades entre os 14 e os 18 anos, este projeto, com base na filosofia e método Ubuntu e a partir do modelo de liderança servidora inspirado em personalidades como Nelson Mandela, Martin Luther King e Malala Yousafzai, irá desenvolver e promover as competências pessoais, sociais e cívicas dos participantes, contribuindo para a sua transformação em agentes de mudança ao serviço da comunidade. O programa visa, ainda, a formação e acompanhamento de 15 educadores/professores.

O desafio de implementar a "Academia de Líderes Ubuntu Escolas – Mealhada" surgiu na sequência do projeto de criação do Bosque Madiba, na Mata Nacional do Bussaco, onde o executivo de Rui Marqueiro assumiu o compromisso de desenvolver um programa de Educação para a Cidadania, dirigido à comunidade escolar, como forma de celebrar a vida e o legado de Nelson Mandela e de transmitir às gerações mais novas os valores da paz, da cooperação e do diálogo.

Os interessados em participar na sessão de apresentação da Academia de Líderes Ubuntu Escolas – Mealhada devem formalizar a sua inscrição até ao dia 1 de março, através do formulário tinyurl.com/sessaoacademiaubuntumea.

Projeto Academia de Líderes Ubuntu (ALU)

Tem, nas suas raízes, a filosofia de vida Ubuntu, palavra de origem sul-africana que condensa uma filosofia humanista, transversal e independente de qualquer país, cultura, religião ou afiliação política, dando particular atenção ao autoconhecimento, à autoconfiança, à resiliência, à empatia e ao serviço.

Este conceito foca-se no bem comum e na consciência da responsabilidade de cada participante na transformação do mundo, procurando gerar consenso e mobilizar a vontade coletiva na procura de soluções para problemas concretos.

Em 2017, o projeto ALU foi reconhecido pela Comissão Europeia como um dos 12 projetos mais relevantes em termos de boas práticas de trabalho com os jovens e na área do empreendedorismo social, tendo vencido o prémio "Educação para os Direitos Humanos", da Organização de Estados Ibero-americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura - Portugal. Já foi sido promovido em países como Guiné Bissau, Cabo Verde, S. Tomé, Moçambique, Espanha, Grécia, Colômbia, Venezuela, Filipinas, Chile, Peru, Brasil, Angola, Timor e Quénia.

Instituto Padre António Vieira (IPAV)

É uma associação sem fins lucrativos, reconhecida como organização de utilidade pública (IPSS) e Organização Não-Governamental para o Desenvolvimento (ONGD). Tem por missão promover e restaurar a dignidade humana, numa visão que procura o seu posicionamento entre os líderes mundiais em inovação social, através da especialização na dinamização da cultura colaborativa e na promoção da "unidade da diversidade".

Em 2010, o IPAV criou a ALU, que visa a capacitação de jovens provenientes de contextos vulneráveis ou neles disponíveis para trabalhar, com o objetivo de facilitar o seu desenvolvimento enquanto líderes ao serviço da comunidade, capacitando-os para uma intervenção adequada e eficaz nesses mesmos contextos.

Press - Ficheiro PDF Press Release - 23 fevereiro 2021