Recriação histÓrica e cerimÓnias militares realizam-se nos dias 25, 26 e 27 de Setembro

30 julho, 2010

A Batalha do Bussaco está a marcar o calendário cultural do concelho da Mealhada. No bicentenário desta importante data histÓrica, a Câmara Municipal da Mealhada preparou um programa de comemorações que se estende até ao final do ano e que inclui várias exposições, concertos, lançamento de livros, de selos e de um carimbo comemorativo, cerimÓnias militares, uma recriação histÓrica da Batalha do Bussaco e um Congresso Internacional.

O mês de Setembro é o mês forte das comemorações, já que foi precisamente há 200 anos, no dia 27, que se travou a histÓrica batalha na Serra do Bussaco. E se o mês já foi inaugurado, no dia 11 de Setembro, com a exposição de fotografia “O(s) Rosto(s) da Batalha”, do Coronel Ribeiro de Faria, e o lançamento do livro de Banda Desenhada “A Batalha do Bussaco – A Derrota Fatal dos Marechais de Napoleão Bonaparte”, de José Pires, o momento alto do programa de comemorações ainda está para vir, com as cerimÓnias militares e a recriação histÓrica da batalha.

A recriação da célebre batalha será realizada por cerca de 200 participantes, oriundos de associações napoleÓnicas de vários países. Uma reprodução a preceito, com uniformes e armamento da época, que procura dar a conhecer, tão fielmente quanto possível, as batalhas e os combates que se realizaram. A iniciativa começa no sábado, dia 25 de Setembro, pelas 17h, com um desfile pela avenida central do Luso, ao qual se seguirá uma escaramuça no mesmo local. No dia seguinte, pelas 11h, as portas de Sula vão servir de cenário à reconstituição da Batalha do Bussaco.

As comemorações prosseguem na segunda-feira, dia 27 de Setembro, pelas 9h, com uma missa campa nos jardins do Palace Hotel do Bussaco, à qual se seguem, pelas 10h30, as cerimÓnias militares e protocolares do Exército Português, junto ao monumento evocativo na Serra do Bussaco. Um momento solene que será presidido pelo Presidente da República Portuguesa, Aníbal Cavaco Silva. à tarde, pelas 16h decorrerá a apresentação dos selos e do carimbo comemorativo no Convento de Santa Cruz do Bussaco.

O Congresso Internacional sobre a Batalha do Bussaco está já confirmado para os dias 29, 30 e 31 de Outubro no Cine-Teatro Municipal Messias. Uma iniciativa que tem o alto patrocínio da Presidência da República e que terá um preço simbÓlico de 10 euros. O congresso engloba ainda uma série de outras acções, como um percurso nocturno de recriação da Via Sacra pelos Monges Carmelitas, um concerto de Vox Angelis intitulado “Lamento em MemÓria das Vítimas da Batalha do Bussaco” e uma visita guiada dos congressistas ao Bussaco.

O programa de comemorações dos 200 anos da Batalha do Bussaco tem vindo a ser elaborado pela Câmara da Mealhada, em colaboração com Estado Maior do Exército, a Academia Portuguesa da HistÓria, a Associação NapoleÓnica Portuguesa, a Fundação Mata do Buçaco, a Fundação Luso, a Associação dos Aposentados da Bairrada e outras entidades locais. Um calendário rico em iniciativas, que pretende assinalar da forma mais nobre um acontecimento que não marcou sÓ a HistÓria de Portugal, mas as gentes do concelho da Mealhada e de toda a região.