Ir para o conteúdo principal

Jovens identificaram e preveniram incêndios no concelho e na região

30 agosto, 2010

Jovens identificaram e preveniram incêndios no concelho e na região
Dezoito jovens têm vigiado as principais zonas de risco de incêndio do concelho e procedido a acções de sensibilização e prevenção junto da população. O programa Voluntariado Jovem para as Florestas, promovido pelo Instituto Português da Juventude (IPJ) com o apoio da Câmara Municipal, termina amanhã com um balanço muito positivo. “Têm sido responsáveis pela identificação de um grande número de fogos, não sÓ no concelho como em toda a região”, afirma a vice-presidente da autarquia, Filomena Pinheiro.

Apesar deste ano estarem reduzidos a 18, uma vez que o IPJ limitou o número de inscrições por razões orçamentais, os jovens do projecto “Mealhada Vigilante” voltaram a mostrar que a sua colaboração é crucial nesta época de incêndios. “Foram vários os fogos que identificaram no concelho e na região, nomeadamente em águeda, Penacova e na Figueira da Foz”, adiantou a vice-presidente da Câmara, defendendo a importância deste programa para a sensibilização dos jovens para a ocupação dos tempos livres e para as acções de cidadania.

Desde meados de Julho que o concelho tem contado com a sua prestação. Dezoito voluntários, com idades compreendidas entre os 18 e os 30 anos, que têm como missão detectar eventuais focos de incêndio e vigiar as áreas florestais, nomeadamente a Mata Nacional do Bussaco e a sua envolvente. Os vigilantes da floresta operam em três períodos diferentes, em grupos de seis elementos, no horário das 11h às 16h30.

Aos voluntários foi garantida, pela entidade promotora, uma verba de 12 euros por dia, certificado de participação, seguro de acidentes pessoais, reembolso de despesas com a alimentação e os transportes, vestuário e equipamento. Por sua vez, a Câmara Municipal da Mealhada assegurou luvas, binÓculos, telemÓveis e transporte para todos. Os voluntários receberam ainda formação geral e específica sobre a temática.


Município contou com a colaboração de mais 15 jovens

Durante o mês de Agosto, outros 15 jovens realizaram programas de Ocupação dos Tempos Livres (OTL) de Curta Duração no concelho da Mealhada, igualmente promovidos pelo IPJ. Os voluntários colaboraram em várias áreas do seu interesse. O Arquivo Municipal, a Biblioteca Municipal e as Piscinas Municipais foram algumas valências que contaram com a prestação destes 15 voluntários.

(2010-08-30) - Press Release






Notícias Relacionadas



Mealhada já está a construir campo de alimentação de abelhas no luso
10 abril, 2024

Mealhada já está a construir campo de ...

Já estão no terreno os trabalhos para a criação do campo de alimento para abelhas, no Luso, junto ao Parque de Campismo. O objetivo é transformar ...