Ir para o conteúdo principal

Lançamento de álbum de banda desenhada e exposição de fotografia no prÓximo sábado

06 setembro, 2010

Lançamento de álbum de banda desenhada e exposição de fotografia no prÓximo sábado
– Setembro é o mês forte das comemorações dos 200 anos da Batalha do Bussaco, uma vez que é o mês em que decorreu a histÓrica batalha. O programa prevê já para dia 11 a apresentação de um álbum de banda desenhada sobre o tema, da autoria de José Pires e edição da Câmara da Mealhada, e a inauguração da exposição de fotografia “O(s) Rosto(s) da Batalha”, do Coronel Ribeiro de Faria. Setembro é ainda o mês da recriação histÓrica da batalha e das cerimÓnias militares do Exército Português.

Será já no prÓximo sábado, pelas 16h, no Convento de Santa Cruz do Bussaco, que vai ser dado a conhecer o álbum de banda desenhada “A Batalha do Bussaco – A Derrota Fatal dos Marechais de Napoelão Bonaparte”. O livro, que é assinado por José Pires (reformado da publicidade e agora dedicado ao que sempre gostou de fazer: banda desenhada) e editado pela Câmara Municipal da Mealhada, vai ser apresentado ao público pelo Coronel José Geraldo, director do Jornal do Exército. A entrada é gratuita e o álbum poderá ser adquirido no local.

Antes da apresentação do livro, será inaugurada a exposição de fotografia “O(s) Rosto(s) da Batalha”, da autoria do Coronel Ribeiro de Faria. A mostra, que conta com mais de 30 fotografias, vai permanecer nas instalações do Convento de Santa Cruz do Bussaco até ao dia 23 de Setembro. No dia 25 de Setembro, a exposição passa para o Casino do Luso, onde poderá ser vista até finais de Outubro.


Setembro é também o mês da recriação histÓrica e das cerimÓnias militares
A Batalha do Bussaco continua, assim, a marcar o calendário cultural do concelho da Mealhada. No bicentenário desta importante data histÓrica, são muitas as iniciativas previstas no programa de comemorações. E será neste mês de Setembro o momento alto das celebrações, com a recriação histÓrica da Batalha do Bussaco, nos dias 25 e 26 de Setembro, e as cerimÓnias militares e protocolares do Exército Português, na manhã do dia 27 de Setembro.

A recriação da célebre batalha será realizada por cerca de 200 participantes, oriundos de associações napoleÓnicas de vários países europeus. Uma reprodução a preceito, com uniformes e armamento da época, que procura reproduzir, tão fielmente quanto possível, as batalhas e os combates que se realizaram. A iniciativa começa no sábado, pelas 15h, com um desfile pela avenida central do Luso, ao qual se seguirá uma escaramuça no Bussaco, junto ao monumento da batalha, pelas 18h. No dia seguinte, pelas 11h, as portas de Sula vão servir de cenário à reconstituição da Batalha do Bussaco.

O programa de comemorações dos 200 anos da Batalha do Bussaco tem vindo a ser elaborado pela Câmara da Mealhada, em colaboração com Estado Maior do Exército, a Academia Portuguesa da HistÓria, a Associação NapoleÓnica Portuguesa, a Fundação Mata do Buçaco, a Fundação Luso, a Associação dos Aposentados da Bairrada e outras entidades locais. Um calendário rico em iniciativas, que pretende assinalar da forma mais nobre um acontecimento que não marcou sÓ a HistÓria de Portugal, mas as gentes do concelho da Mealhada e de toda a região.

(2010-09-06) - Press Release






Notícias Relacionadas