Curso de costura vai prolongar-se até Abril

27 janeiro, 2011

Curso de costura vai prolongar-se até Abril
O curso de modelagem e costura para mulheres desempregadas, que teve início em Setembro passado no concelho da Mealhada, está a correr de vento em poupa e vai prolongar-se até Abril. As 17 formandas receberam ontem a visita da directora do Centro de Emprego de Coimbra, Cidália Pereira, da vice-presidente da Câmara da Mealhada, Filomena Pinheiro, e do vereador de Acção Social, Júlio Penetra, e foram incentivadas a apostar na criação do seu prÓprio emprego.

Em Setembro do ano passado, 17 mulheres que se encontravam no desemprego, a receber o Rendimento Social de Inserção, decidiram abraçar o projecto e passaram a receber formação em modelagem e costura, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, nas instalações do Estádio Municipal da Mealhada – um espaço cedido pela autarquia, que foi totalmente equipado para essa finalidade. O curso arrancou, promovido e orientado pelas formadoras do Sindicato dos Trabalhadores Têxteis, Lanifícios e Vestuário do Centro, com o apoio da Câmara Municipal da Mealhada, do Centro de Emprego de Coimbra e da Associação Comercial e Industrial da Mealhada

Um curso de formação contínua e financiado ao abrigo do Programa Operacional de Potencial Humano do Quadro de Referência Estratégico Nacional, que tem por fim dotar as 17 formandas de conhecimentos e competências em modelagem e costura, que lhes permitam a integração no mercado de trabalho ou a criação do prÓprio emprego, satisfazendo as necessidades do concelho da Mealhada na área da confecção de vestuário, nomeadamente vestuário de Carnaval, trajes tradicionais, batas e bibes escolares e outras peças de maior procura no município. Inicialmente, o curso estava previsto até Dezembro, mas o sucesso da sua realização, que passa obviamente pelo empenho e dedicação das formandas inscritas, levou a que esse se estendesse até Abril, contemplando mais duas fases – uma de artesão de arte têxtil, que decorre no momento, e outra de criação e design, a iniciar em Março. Ontem, as 17 formandas receberam a visita de representantes das entidades promotoras do curso, foram elogiadas pelos trabalhos já realizados, pela dedicação e empenho, e desafiadas a irem mais longe, criando o seu prÓprio emprego.

“Se vocês acreditarem no vosso projecto, estamos aqui para vos ajudar a concretizá-lo”, asseverou a vice-presidente Filomena Pinheiro, lembrando que no concelho “existem nichos de mercado importantes para o desenvolvimento dessa actividade”. A autarca agradeceu às formandas por terem abraçado o desafio, à directora do Centro de Emprego de Coimbra por o ter lançado, e realçou a importância da aposta na formação para o desenvolvimento econÓmico do concelho, concluindo: “Basta que uma de vocês se autonomize, para o projecto já estar ganho”. Uma ideia partilhada pelo vereador Júlio Penetra, que reforçou: “Têm o nosso apoio para vos ajudar a resolver o problema do desemprego. Têm aqui uma grande oportunidade. Cabe a vocês saberem aproveitá-la”.

Fátima Carvalho, do Sindicato dos Trabalhadores Têxteis, Lanifícios e Vestuário do Centro, também dirigiu uma palavra às alunas, incentivando-as a apostarem nessa área de negÓcio. “Se vocês quiserem andar para a frente depois da formação, já perceberam que vão ter a nossa ajuda. A autarquia, o sindicato e o centro de emprego não vos vão abandonar. Como vocês já perceberam com a realização deste curso, queremos ser parte da solução, queremos dotar-vos de ferramentas de trabalho e auxiliar-vos na criação do vosso negÓcio”, sublinhou.

E trabalho não falta. Ontem as alunas foram ainda surpreendidas pela visita do professor Paulo Invêncio, da escola do 1° ciclo do Ensino Básico do Luso, que pretende que sejam elaborados 92 fatos de carnaval, mais propriamente uniformes militares, para uma recriação da Batalha do Bussaco que os seus alunos vão levar a cabo no dia 3 de Março, pelas 14h, na avenida central da vila do Luso. Um pedido entusiasmante, para uma iniciativa original, que mostra o potencial mercado que existe no concelho neste área e que mereceu os maiores elogios de todos os que estavam presentes.

(2011-01-27) - Press Release