Ir para o conteúdo principal

Câmara vai candidatar o pão e o leitão da Mealhada às 7 Maravilhas GastronÓmicas

22 fevereiro, 2011

Câmara vai candidatar o pão e o leitão da Mealhada às 7 Maravilhas GastronÓmicas
A Câmara Municipal da Mealhada vai candidatar o pão e o leitão da Mealhada às “7 Maravilhas da Gastronomia Nacional” – uma iniciativa promovida pela marca “7 Maravilhas”, que vai divulgar e promover o patrimÓnio gastronÓmico nacional, reconhecido e apreciado em todo o mundo pela sua diversidade. “A Mealhada é um destino gastronÓmico de excelência. Era impensável não candidatarmos o nosso pão e o nosso leitão às Maravilhas GastronÓmicas”, afirma a vice-presidente da autarquia, Filomena Pinheiro.

“Da mesma forma que não hesitámos em candidatar a Mata Nacional do Bussaco às ‘7 Maravilhas Naturais de Portugal’ (e note-se que a mata foi uma das 21 finalistas, conseguindo uma excelente votação), também não tivemos dúvidas sobre esta candidatura. A Mealhada é um destino gastronÓmico de excelência e o nosso leitão é conhecido além-fronteiras. Obviamente que tinha que ser candidato às Maravilhas da Gastronomia”, argumenta Filomena Pinheiro, considerando o leitão da Mealhada como “um dos pratos de referência da mesa portuguesa”. “Afinal, quem não conhece o nosso leitão?”, interroga a autarca.

O leitão será candidato na categoria carnes, enquanto o pão será candidato na categoria entradas. “O pão da Mealhada é único. NÓs sabemos que ele é vendido e conhecido em todo o país, apesar de considerarmos que não é o original. O original, cozido em forno de lenha, é feito cá, no nosso concelho. Ainda assim, é um produto distinto do nosso patrimÓnio gastronÓmico, uma das ‘nossas’ quatro maravilhas gastronÓmicas, e um forte candidato à categoria entradas”, considera a vice-presidente da Câmara Municipal da Mealhada.

7 Maravilhas da Gastronomia serão divulgadas no mês de Setembro em Santarém A iniciativa ‘7 Maravilhas da Gastronomia Nacional’ foi dada a conhecer pelo presidente das “7 Maravilhas”, Luís Segadães, no dia 7 de Fevereiro, em Santarém – cidade que tem conquistado o título de capital da gastronomia, razão pela qual será o palco da revelação dos 7 pratos mais votados pelos portugueses em Setembro prÓximo. “As artes culinárias constituem um patrimÓnio intangível, testemunho da nossa identidade cultural e são um factor decisivo na escolha de Portugal como destino turístico. Em 2011 damos a conhecer um Portugal mais rico, mais saboroso e sempre ao gosto de cada um”, afirmou Luís Segadães.

O processo de eleição das “7 Maravilhas da Gastronomia” começou no dia 7 de Fevereiro, com a abertura da fase de candidaturas no site oficial (www.7maravilhas.pt), e termina a 27 de Março. As candidaturas serão organizadas pelas 10 regiões do país e em sete categorias: entradas, sopas, carnes, caça, peixe, marisco e doces. ApÓs um processo de selecção por parte de 70 especialistas, para chegar a uma lista de 70 pré-finalistas, e posteriormente por um painel de 21 personalidades notáveis, a lista das 21 “maravilhas” finalistas será apresentada no dia 7 de Maio de 2011. A votação pública por SMS, chamada telefÓnica, internet e facebook decorre de 7 de Maio a 7 de Setembro de 2011, e as “7 Maravilhas da Gastronomia” serão reveladas ainda no mês de Setembro, na cidade de Santarém. A representatividade geográfica do país é assegurada através da presença no mínimo de um finalista de cada uma das 10 regiões do país. Os 7 vencedores serão revelados numa cerimÓnia única, a transmitir em directo a partir de Santarém pela RTP, televisão oficial das “7 Maravilhas da Gastronomia”. A declaração oficial será mais uma vez apresentada por Catarina Furtado e José Carlos Malato.

(2011-02-21) - Press Release






Notícias Relacionadas