Ir para o conteúdo principal

Mealhada empenhada no apoio ao idoso

22 fevereiro, 2011

Mealhada empenhada no apoio ao idoso
Identificar as necessidades sociais da população idosa do concelho e elaborar um estratégia de intervenção articulada no seio da Rede Social da Mealhada, que minimize os factores de exclusão e potencie a integração social do idoso é o grande objectivo do Projecto de Apoio ao Idoso. A iniciativa partiu do Núcleo Executivo da Rede Social da Mealhada, o projecto foi criado pela Câmara Municipal, e foi apresentado e aprovado, por unanimidade, na última reunião do Executivo Municipal.

O Projecto de Apoio ao Idoso tem cariz gratuito e destina-se a apoiar os idosos do concelho, a partir dos 65 anos, que se encontrem em situações de vulnerabilidade social. A ideia é identificar os casos, fazer o diagnÓstico de cada um, caracterizando as condições de vida e sistematizando as problemáticas existentes, de forma a proceder-se ao encaminhamento adequado do idoso através das diversas entidades que compõem a Rede Social da Mealhada, seja para acompanhamento psicolÓgico, apoio social, auxílio no acesso aos direitos de cidadania ou qualquer outro tipo de ajuda.

A identificação já se encontrava a ser feita pelas entidades que compõem a Rede Social, mas agora o objectivo passa por se fazer um levantamento mais abrangente, de modo a conseguir-se identificar todos os casos de idosos que se encontrem em situações de vulnerabilidade social no concelho e garantir a resposta mais adequada a cada um. Uma forma de prevenir e combater problemas típicos do envelhecimento demográfico, como a solidão, os baixos recursos econÓmicos, a insuficiência da rede de suporte familiar, o desconhecimento e a dificuldade em aceder aos direitos de cidadania, problemas habitacionais ou ainda as limitações ao nível da autonomia, bem-estar e saúde.

Situações que justificam uma intervenção social integrada, tendo por base uma parceria efectiva alargada e a rentabilização de recursos. “O que procuramos é que exista um trabalho sistemático, persistente nesta área, de forma a conseguirmos fazer um levantamento de todos os casos existentes no concelho e envolvendo todas as entidades parceiras na resolução dos problemas identificados em cada caso”, adianta o vereador da Acção Social, Júlio Penetra.

As normas de funcionamento do Projecto de Apoio ao Idoso foram apresentadas e aprovadas por unanimidade na última reunião de câmara, de dia 17 de Fevereiro.

A Rede Social da Mealhada é composta por:
Câmara Municipal da Mealhada
Juntas de Freguesia do concelho
Centro Social Comendador Melo Pimenta
Santa Casa da MisericÓrdia
Centro Social da Freguesia de Casal Comba
Associação Jovens Cristãos do Luso
Jardim de Infância Dra Odete Isabel
Casa do Povo da Freguesia da Vacariça
Agrupamento de Escolas da Mealhada
Escola Profissional Vasconcellos Lebre
Instituto de Emprego e Formação Profissional de Coimbra
Fundação Bissaya Barreto
Associação Desportiva e Cultural de Antes
Centro de Assistência Paroquial da Pampilhosa
Guarda Nacional Republicana de Anadia
Centro de Saúde da Mealhada
Associação de Desenvolvimento Local da Bairrada e Mondego
Jardim de Infância de Sant’Ana
Centro Distrital de Solidariedade e Segurança Social de Aveiro
Centro Paroquial de Solidariedade Social de Ventosa do Bairro
Comissão de Protecção de Crianças e Jovens em Perigo
Instituto da Droga e da Dependência
Cruz Vermelha Portuguesa – Delegação da Mealhada
Associação Adventista, Desenvolvimento de Recursos e Assistência
CADES – Cooperação Artística, Desportiva, Educativa e Social


(2011-02-22) - Press Release





Tags


idoso apoio 



Notícias Relacionadas



Câmara da Mealhada aprova protocolos de financiamento para carnaval
12 dezembro, 2023

Câmara da Mealhada aprova protocolos de ...

A Câmara da Mealhada aprovou, em reunião de Executivo Municipal, o protocolo de financiamento para a próxima edição do Carnaval Luso-Brasileiro da ...