Câmara na cerimÓnia dos Prémios Europeus de Iniciativa Empresarial 2010 - 2011

24 fevereiro, 2011

Câmara na cerimÓnia dos Prémios Europeus de Iniciativa Empresarial 2010 - 2011
A Câmara Municipal da Mealhada esteve presente, no dia 15 de Fevereiro, na cerimÓnia de apresentação dos resultados nacionais dos Prémios Europeus de Iniciativa Empresarial 2010 – 2011, um projecto criado pela Comissão Europeia para distinguir as melhores práticas na promoção do espírito empreendedor na Europa. A autarquia candidatou-se com o projecto “água|Pão|Vinho|Leitão – 4 Maravilhas da Mesa da Mealhada” à categoria “Desenvolvimento do Ambiente Empresarial”, prémio que foi arrecadado pela Câmara Municipal do Barreiro.

A Câmara Municipal da Mealhada candidatou o seu projecto gastronÓmico 4 Maravilhas, no passado mês de Outubro, aos Prémios Europeus de Iniciativa Empresarial 2010 – 2011, promovidos nacionalmente pelo Instituto de Apoio às Pequenas e Médias Empresas e à Inovação (IAPMEI). Um projecto da Comissão Europeias, que tem já cinco anos e que pretende “incentivar a iniciativa empresarial nas diversas regiões da Europa”, enaltecendo as boas práticas que contribuam para o desenvolvimento sustentado das economias, pode ler-se no site do IAPMEI.

Na cerimÓnia foram divulgados os projectos vencedores nas cinco categorias do concurso. A Câmara Municipal do Barreiro, com o seu projecto de regeneração do centro do Barreiro, acabou por arrecadar o prémio da categoria “Desenvolvimento do Ambiente Empresarial”, ao qual a autarquia candidatou as 4 Maravilhas. “Apesar de não termos sido vencedores, a nossa participação foi de extrema importância. Pelo valor da iniciativa da Comissão Europeia, pela divulgação do nosso projecto na Europa e junto de entidades promotoras do desenvolvimento empresarial e do incentivo à inovação e pela projecção que conseguimos dar às 4 Maravilhas”, considera a vice-presidente da Câmara, Filomena Pinheiro, que esteve presente na cerimÓnia, juntamente com o vereador da Câmara, José Calhoa.

O concurso contou com 39 projectos candidatos, colocando Portugal na segunda posição do ranking de países com maior adesão à iniciativa. Os dois projectos seleccionados para representarem Portugal na final europeia dos European Enterprise Awards 2011 foram também conhecidos na cerimÓnia que decorreu no AuditÓrio da LispÓlis, em Lisboa. “Uma estratégia nacional para a Biotecnologia”, promovido pela Câmara Municipal da Cantanhede, em parceria com a APBio – Associação Portuguesa de Bioindústrias e “Horta à Porta – Hortas BiolÓgicas da região do Porto”, promovido pela LIPOR – Serviço Intermunicipalizado de Gestão de Resíduos do Grande Porto foram os grandes vencedores.

(2011-02-24) - Press Release