Ir para o conteúdo principal

Agenda 21 Local vai ser apresentada à população do concelho

17 maio, 2011

Agenda 21 Local vai ser apresentada à população do concelho
A Agenda 21 Local da Mealhada vai ser apresentada à população no prÓximo dia 25 de Maio, pelas 10h, no auditÓrio da Biblioteca Municipal da Mealhada. Uma sessão de apresentação que vai servir para dar a conhecer à população as motivações da Câmara Municipal para a implementação da Agenda 21 Local, enquanto instrumento de gestão para a sustentabilidade, e a metodologia associada a este instrumento, nomeadamente as principais etapas para a sua elaboração.

A Agenda 21 Local da Mealhada encontra-se a ser elaborada desde Dezembro passado, data em que foi assinado o protocolo de colaboração entre a Câmara Municipal e o Instituto do Ambiente e Desenvolvimento – IDAD da Universidade de Aveiro. Trata-se, pois, de um instrumento de gestão que definirá a estratégia para o desenvolvimento sustentável do concelho e que resulta da aplicação, ao nível local, dos princípios de protecção ambiental, de desenvolvimento econÓmico e de coesão social promovidos pela Agenda 21 adoptada na Cimeira da Terra (Rio de Janeiro, 1992).

O processo de preparação da Agenda 21 Local envolve a produção de três documentos que constituem a base para a sua operacionalização. Numa primeira fase, já cumprida, o RelatÓrio MetodolÓgico, numa fase intermédia, o RelatÓrio de DiagnÓstico e, finalmente, o Plano de Acção que traduzirá o conjunto de medidas a implementar, assim como os respectivos indicadores que irão permitir o eficaz acompanhamento e monitorização de cada acção definida.

Para que a Agenda 21 Local da Mealhada venha a cumprir o seu desígnio, isto é, para que se verifique uma eficaz implementação das acções a definir, é fundamental, desde logo, e ao longo de todo o processo, o envolvimento de toda a comunidade para o delinear de uma estratégia conjunta em que todos se revejam. Nesse sentido, a Câmara Municipal decidiu realizar uma sessão de apresentação pública da Agenda 21 Local, que pretende dar a conhecer o projecto a todos os interessados, as diversas etapas para a sua concretização e alguns instrumentos informativos ao dispor dos munícipes, como o blogue da Agenda 21 Local. A sessão vai decorrer no dia 25 de Maio, pelas 10h, no auditÓrio da Biblioteca Municipal da Mealhada.

(2011-04-17) - Press Release






Notícias Relacionadas



Mealhada já está a construir campo de alimentação de abelhas no luso
10 abril, 2024

Mealhada já está a construir campo de ...

Já estão no terreno os trabalhos para a criação do campo de alimento para abelhas, no Luso, junto ao Parque de Campismo. O objetivo é transformar ...