Ir para o conteúdo principal

Autarquia promove sessões de esclarecimento sobre a Agenda 21 Local nas freguesias

05 julho, 2011

Autarquia promove sessões de esclarecimento sobre a Agenda 21 Local nas freguesias
A Câmara Municipal da Mealhada vai dar início a um ciclo de sessões de esclarecimento sobre o processo da Agenda 21 Local junto de todas as freguesias do concelho. As duas primeiras sessões vão realizar-se já nos prÓximos dias 6 e 7 de Julho, pelas 21h, nas Juntas de Freguesia da Mealhada e de Barcouço respectivamente. As sessões dirigem-se à população em geral e aos agentes locais, sedeados naquelas freguesias.

O que é a Agenda 21 Local? Como vai contribuir para a melhoria da qualidade de vida do concelho? Como é que podemos ajudar? Estas são algumas questões que vão encontrar resposta nas sessões de esclarecimento sobre a Agenda 21 Local que a Câmara Municipal vai promover nas freguesias do concelho. A ideia é informar os munícipes e apelar à sua participação no processo de implementação da Agenda 21 Local, que a autarquia e o Instituto do Ambiente e Desenvolvimento (IDAD) da Universidade de Aveiro têm levado a cabo desde o final do ano passado.

O sucesso de implementação de um plano estratégico para o desenvolvimento sustentável do concelho passa, pois, pelo envolvimento de toda a comunidade. SÓ com a participação de todos, sobretudo na identificação das potencialidades e dos problemas do concelho, será possível implementar com sucesso a Agenda 21 Local. E sugere o capítulo 28 da Agenda 21 de 1992 que para adoptar este instrumento de sustentabilidade “cada poder local deverá entrar em diálogo com os seus cidadãos, organizações locais e empresas privadas”.

Ora, para que esta mensagem chegue a todos os munícipes, nada melhor do que recorrer ao apoio das Juntas de Freguesia do concelho. As Juntas de Freguesia podem, assim, ter um papel preponderante, sobretudo devido à sua privilegiada proximidade com a população, que lhes permite perceber com maior facilidade quais as suas preocupações e anseios. Por outro lado, o seu conhecimento aprofundado das várias situações quotidianas possibilita uma resposta mais eficaz aos problemas e, consequentemente, contribui para o desenvolvimento de cada freguesia.

Com estas sessões de esclarecimento nas freguesias, a Câmara Municipal pretende, pois, chegar a todos os cidadãos, enquadrando-os neste processo de transição para a sustentabilidade, assente na mudança e na melhoria contínua no desenvolvimento. E, partindo de cada subdivisão do concelho, aumentar a qualidade de vida, promovendo a justiça social e o crescimento econÓmico, tendo em conta o ambiente. Como diz a antropÓloga Margaret Mead, “nunca duvide que um grupo de cidadãos comprometidos e preocupados possa mudar o mundo. Na verdade, esta é a única forma de mudança que pode dar certo".

Oportunamente serão divulgadas as datas das prÓximas sessões de esclarecimento nas Juntas de Freguesia do concelho.

(2011-07-04) - Press Release






Notícias Relacionadas



Mealhada já está a construir campo de alimentação de abelhas no luso
10 abril, 2024

Mealhada já está a construir campo de ...

Já estão no terreno os trabalhos para a criação do campo de alimento para abelhas, no Luso, junto ao Parque de Campismo. O objetivo é transformar ...