Ir para o conteúdo principal

Actividades de Enriquecimento Curricular são importantes para o desenvolvimento dos alunos

08 julho, 2011

Actividades de Enriquecimento Curricular são importantes para o desenvolvimento dos alunos
As Actividades de Enriquecimento Curricular (AEC) do concelho da Mealhada são consideradas importantes para o desenvolvimento global do aluno pela maioria dos encarregados de Educação, professores titulares e professores das AEC. E a Actividade Física e Desportiva é aquela que mais agrada aos alunos, alunos esses que garantem, quase na totalidade, voltar a frequentar as AEC no prÓximo ano lectivo. As conclusões surgem da análise de centenas de inquéritos que a Câmara Municipal realizou junto dos alunos e professores das AEC, professores titulares e encarregados de Educação.

Terminado mais um ano lectivo, é altura de um balanço final. E foi com esse intuito, que a Câmara Municipal da Mealhada procurou perceber o desenvolvimento das Actividades de Enriquecimento Curricular no ano 2010/2011, de forma a poder identificar os aspectos mais positivos e negativos desse processo educativo que a autarquia tem sob sua alçada e preparar o prÓximo ano lectivo. Para tal, a autarquia entregou questionários de avaliação sobre as AEC a 750 alunos do 1° ciclo do Ensino Básico, 600 encarregados de Educação, 35 professores titulares e 35 professores das AEC. As conclusões são mais que satisfatÓrias.

Relativamente aos 750 alunos, são os do 1° ano que mais gostam de frequentar as actividades, num total de 89%, contra 84% do 2° ano e 72% do 3° e também do 4°ano. A Actividade Física e Desportiva é a que mais agrada aos alunos, seja qual for o ano de escolaridade, seguindo-se o Inglês, a Música e, por fim, a Educação Ambiental e Cidadania. A aprendizagem é o principal objectivo apontado pelos alunos para a integração nas AEC, mas há também quem considere que essas servem para ocupar os tempos livres, estar com os amigos e realizar jogos. No geral, todos gostam das AEC e, em média, 92% garante que será frequentador no prÓximo ano lectivo.

Os encarregados de Educação confirmam que as AEC são importantes para o desenvolvimento global do educando, com 46% dos 600 questionados a afirmar que são muito importantes e 53% a considerar apenas importantes. E é por esse motivo que 55% dos encarregados inscreveu os seus educandos, existindo ainda quem os tenha inscrito para aprenderem coisas novas (26%) ou apenas porque o educando pediu (12%). Apesar de alguns pais não conhecerem os conteúdos programáticos (41%) e nunca terem conversado com os professores das AEC (49%), a maioria já o fez e considera fundamental. De qualquer forma, 80% considera que o funcionamento das AEC é de qualidade e 78% afirma que vai inscrever o seu educando no prÓximo ano lectivo.

A importância das AEC também é reconhecida pelos professores titulares, com 56% a considerá-las importantes e 38% muito importantes e com 97% a considerar que o seu funcionamento tem qualidade (47%) ou muita qualidade (50%). A grande maioria dos professores titulares, com uns expressivos 91%, refere ainda a boa articulação que têm com os professores das AEC e elogia a adequação dos conteúdos programáticos (87%) e da qualidade dos materiais existentes nas escolas (72%). A relação entre os conteúdos curriculares e os das AEC é vista como importante por 66% dos inquiridos, que elogia ainda o envolvimentos dos professores das AEC nas actividades escolares.

Já os prÓprios professores das AEC consideram que essas actividades são muito importantes (97%) para a formação do aluno, elogiam a relação que mantém com os seus alunos (85% diz ser muito ser muito satisfatÓria) e a participação, empenho e comportamento dos prÓprios alunos. Os inquiridos mostram-se satisfeitos com os materiais disponibilizados (70% está mesmo muito satisfeito) e com o nível das instalações disponibilizadas (63% diz mesmo que esse é muito bom).

No que se refere a relacionamentos, os inquiridos dizem ser bom o relacionamento entre professores das AEC (63%), e ainda melhor a articulação com os professores titulares (74% diz ser muito boa), com os coordenadores da actividade (74% diz ser muito boa), com os coordenadores das AEC (81% diz ser muito boa) e com os encarregados de Educação (59% diz ser muito boa, mas é preciso referir que 11% diz ser insuficiente).

Já relativamente à entidade promotora, a Câmara Municipal da Mealhada, os professores das AEC salientam a participação em eventos da autarquia (48% considera muito boa e 48% boa) e elogiam a participação desta no desenvolvimento das actividades (81% diz ser muito boa), destacando o facto de todos os professores das AEC terem contrato de trabalho com a Câmara Municipal. Por fim, 41% dos inquiridos considera que as reuniões entre os professores das AEC devem ser mensais, contra 30% que defende que devem ser trimestrais e 22% semestrais.

(2011-07-08) - Press Release






Notícias Relacionadas



Mealhada já está a construir campo de alimentação de abelhas no luso
10 abril, 2024

Mealhada já está a construir campo de ...

Já estão no terreno os trabalhos para a criação do campo de alimento para abelhas, no Luso, junto ao Parque de Campismo. O objetivo é transformar ...