Ir para o conteúdo principal

4 Maravilhas em destaque no Guia Michelin

27 julho, 2011

4 Maravilhas em destaque no Guia Michelin
A Câmara Municipal da Mealhada acompanhou, recentemente, a escritora francesa Mouette Barboff durante uma visita que esta fez à região. A etnÓloga e antropÓloga assina, este mês, um artigo no Guia Michelin, intitulado “Escapades gastronomiques, de Lisbonne à Porto (Escapadas gastronÓmicas, de Lisboa ao Porto)”, onde faz referência à marca gastronÓmica de excelência “4 Maravilhas da Mesa da Mealhada – água|Pão|Vinho|Leitão”. De norte a sul de Portugal, há uma grande variedade de pães artesanais, associados com uma cozinha regional específica. Como historiadora e especialista em pão na Europa, Mouette Barboff fez uma viagem pelo país para conhecer os produtos nacionais, passando pela Mealhada.

No artigo publicado no Guia Michelin a autora escreve: “a Mealhada tornou-se um roteiro gastronÓmico indispensável, conhecido pelo pão, pelo leitão assado, pelos vinhos da Bairrada e pela água mineral do Luso” e faz uma crítica aos “quatro excelentes produtos”, como a prÓpria adjectiva.

Naquele que é considerado um dos melhores guias turísticos do mundo, o pão da Mealhada é descrito pela especialista parisiense como “um pão pequeno e macio de miolo denso e crosta levemente crocante”. Já o célebre leitão assado é distinguido pela forma peculiar como é seleccionado, confeccionado e servido, sendo caracterizado “pela sua cor dourada e pela sua pele crocante”. Por fim, a escritora recomenda duas bebidas: o vinho regional espumante (branco, tinto ou rosé) “que ajuda a digestão” e a água mineral natural no Luso, “conhecida pela sua pureza e leveza”.

(2011-07-26) - Press Release






Notícias Relacionadas