Programa Formação PME vai ser apresentado em Setembro

27 julho, 2011

Programa Formação PME vai ser apresentado em Setembro
O Programa de Formação para Pequenas e Médias Empresas (PME), apoiado pela Câmara Municipal em conjunto com a ACIM – Associação Comercial e Industrial da Mealhada, vai ser apresentado na Escola Profissional Vasconcellos Lebre (EPVL) em Setembro prÓximo, em data ainda a definir. Por considerar o programa uma mais-valia para a região, a vice-presidente da Câmara, Filomena Pinheiro, considera fulcral que se insista na sensibilização da classe empresária e espera-se, nessa altura, uma maior adesão do que a assinalada na última sessão, realizada na passada sexta-feira, dia 22, na EPVL.

A posição da autarquia em relação à importância das PME é semelhante à da Comissão Europeia, que as considerando a espinha dorsal da economia europeia e a maior fonte potencial de emprego e crescimento. A Câmara Municipal está consciente da importância do papel que estas empresas assumem não sÓ a nível local, como no grosso da estrutura empresarial portuguesa. Nesse sentido, apostar em políticas que fomentem o seu dinamismo torna-se indispensável para o engrandecimento da economia, sendo o “Programa Formação PME” uma dessas medidas. Daí, a persistência e interesse demonstrados pela Câmara, na pessoa da sua vice-presidente, em levar a cabo esta iniciativa e em procurar novas soluções para cativar os empresários da região.

Contando com o IPN – Instituto Pedro Nunes como entidade beneficiária da zona Centro, a acção possibilita às micro, pequenas e médias empresas (até 100 trabalhadores), usufruírem gratuitamente de acções de consultoria e de formação. Oferecendo soluções à medida das necessidades de cada empresa, a complementaridade das duas modalidades é obrigatÓria. A AEP – Associação Empresarial de Portugal, o POPH – Programa Operacional Potencial Humano, o QREN – Quadro de Referência Estratégico Nacional e o Fundo Social Europeu são as outras parceiras na acção.

O objectivo da iniciativa é promover a competitividade das PME, através do desenvolvimento sustentado das formas de organização e gestão (consultoria) e do aumento do nível de qualificação dos activos (formação). Sob o lema “Formar para Crescer”, o programa aposta fortemente na melhoria das qualificações e em dotar os dirigentes e colaboradores de uma clara visão do percurso a fazer rumo ao sucesso dos negÓcios. Neste contexto, as empresas passam a dispor de apoio no diagnÓstico, na execução de medidas de desenvolvimento e na implementação de sistemas de Qualidade, Saúde, Higiene e Segurança no Trabalho. E, ainda, de consultoria formativa, de formação à medida para gestores e colaboradores, de inovação e internacionalização, entre outros benefícios.

As intervenções desenrolam-se no contexto real de trabalho e são levadas a cabo pelo empresário e pelos seus colaboradores, com o apoio de consultores e formadores especializados. A metodologia da Formação-Acção ocorre em três fases que compreendem o diagnÓstico estratégico, o plano de desenvolvimento e, finalmente, a implementação de medidas ajustadas. O modelo de intervenção do programa divide-se em duas tipologias (Integral ou especialização) que se ajustam às necessidades das empresas, sendo estas escalonadas de acordo com o número de trabalhadores.

Podem participar no programa empresas de todos os sectores de actividade, com número de trabalhadores igual ou superior a 100 que não tenham participado nos últimos três anos e que estejam regularmente constituídas, com a situação contributiva regularizada (Segurança Social e Finanças) e cumpram o regime de auxílios de Minimus. A documentação necessária para a inscrição inclui: Ficha de Manifestação de Interesse, disponível no site do IPN (www.ipn.pt); Informação Empresarial Simplificada dos três últimos exercícios econÓmicos; Declarações de não-dívida à fazenda pública e à Segurança Social com data de 2011; Mapas da Segurança Social, reportado a 31 de Dezembro de 2010; CÓdigo de acesso à certidão permanente e Certificação PME.

(2011-07-26) - Press Release