Câmara e comunidade educativa reunidas para dar boas-vindas ao novo ano lectivo

12 setembro, 2011

Câmara e comunidade educativa reunidas para dar boas-vindas ao novo ano lectivo
A Câmara Municipal recebeu hoje, no Cine-Teatro Messias, os agentes directos na actividade educativa do concelho. Uma sala cheia esteve atenta às palavras proferidas pelos responsáveis da autarquia, nas pessoas do edil Carlos Cabral e da vice-presidente Filomena Pinheiro, bem como aos discursos de Fernando Trindade e João Pega, respectivamente o presidente do Agrupamento de Escolas da Mealhada e o director da Escola Profissional Vasconcellos Lebre. Os oradores centraram-se, fundamentalmente, nas novas exigências que a conjuntura econÓmica acarreta e no crescente apelo às sinergias e esforços conjuntos, onde os pais e encarregados de educação não podem ficar à margem.

“Este será um ano de dificuldades acrescidas e, portanto, será um ano em que haverá muitos nãos”. As palavras são do presidente da Câmara Municipal, que se assumiu como detentor do “pelouro dos nãos”. Carlos Cabral admite que “a Câmara existe para apoiar as escolas, mas não para dizer sim a tudo” e persiste na ideia de que a autarquia não pode continuar a ser “o pronto-socorro para todos os problemas que as escolas têm e não pode estar aberta a todo o tipo de exigências”. E esclarece: “Não podemos admitir que os pais nos ameacem, dizendo que vão tirar os filhos da escola. Eles são os principais responsáveis pela educação dos filhos”.

No entanto, o autarca garante que “a Câmara Municipal da Mealhada está financeiramente equilibrada” e que – embora vá “sofrer as consequências” do contexto econÓmico do país e dos problemas que lhe são extrínsecos – a autarquia vai continuar a “fazer tudo pela educação” dos jovens e crianças do concelho. Carlos Cabral assegura que, apesar do investimento com a educação ser considerado como despesa corrente, “a Câmara não irá cortar nessa área”, mantendo a prioridade de ser parte integrante da escola, contribuindo para a execução do projecto educativo traçado para o concelho.

Filomena Pinheiro também admitiu as dificuldades e prevê a chegada de “um ano ainda mais difícil”. A vice-presidente da autarquia garantiu que, apesar dos obstáculos, “a Câmara Municipal está empenhada em continuar o seu apoio à Educação” e frisou que “cabe a todos um esforço muito grande”. Partindo do princípio que “a Educação é uma responsabilidade de todos e de cada um”, o discurso da responsável foi pautado por premissas como compreensão mútua, partilha de responsabilidades, colaboração e cooperação que não sÓ deverão fazem parte do papel da autarquia, como também de todos os envolvidos na actividade educativa. Dando voz à autarquia, a vice-presidente da Câmara Municipal assume que a meta a atingir é “tornar a Educação no pilar de desenvolvimento do concelho”. Perante as dificuldades será necessário “ultrapassar as necessidades materiais com afectos, empenho e dedicação, tornando a escola numa instituição mais humana”, acrescenta a responsável pelo pelouro da Educação.

Filomena Pinheiro falou ainda de questões relacionadas com a Componente de Apoio à Família (CAF), subsídios, auxílios econÓmicos ao 1° Ciclo do ensino básico, Fornecimento de Fruta Escolar e de Refeições, Transportes Escolares e Implementação do Plano Nacional de Leitura e Actividades de Enriquecimento Curricular (AEC). De acordo com a autarca “está tudo a postos para um ano lectivo bem sucedido” e apesar dos “tempos tumultuosos”, com o espírito de equipa que, aliás, tem sido apanágio dos intervenientes na Educação do município, será possível “dar a volta ao texto” e “enfrentar as dificuldades”.

O presidente do Agrupamento de Escolas da Mealhada pegou nas palavras da vice-presidente da Câmara – “colaborar, partilhar, cooperar” – e defendeu que não devemos tratá-las como um apelo, mas que estas deverão ser tidas como um “direito a exercer”. Fernando Trindade considera que devemos “tirar prazer das soluções, não dos problemas” e procurar a via da realização. Já João Pega, director da EPVL, a quem a vice-presidente apelidou de “missionário da causa Educação”, agradeceu “todo o esforço que Câmara Municipal tem vindo a fazer para que a EPVL seja uma realidade”.

(2011-09-12) - Press Release