Ir para o conteúdo principal

Bicicleta em destaque na Semana Europeia da Mobilidade

20 setembro, 2011

Bicicleta em destaque na Semana Europeia da Mobilidade
Todos aqueles que ainda conservam a sua velha “pasteleira”, ou outra relíquia a pedais, estão convidados a exibi-la, no prÓximo domingo, dia 25, pelas 10h, no Jardim Municipal. é que este ano, no âmbito da Semana Europeia da Mobilidade, a Câmara Municipal decidiu destacar aquela que continua a ser um ex-líbris no concelho, a bicicleta. Assim, as actividades municipais irão dar especial atenção ao “veículo-rei” e incluem um desfile alegÓrico e uma exposição/ feira de bicicletas, onde os proprietários podem mesmo aproveitar para fazer “negÓcio”. E por ser um meio de transporte de grande tradição, a preferência irá para os modelos mais clássicos.

“Mealhada tem muita pedalada!”. Este é o mote que pretende cativar os munícipes a “limpar o pÓ” às suas bicicletas e a comparecer no Jardim Municipal para mostrar as suas raridades de duas rodas. E quanto mais retro, melhor! Numa iniciativa que visa relançar o uso da bicicleta na Mealhada, os modelos mais antigos serão as majestades.

A grande novidade é que para além de os participantes poderem expor a sua bicicleta num desfile pelas ruas da cidade, a oportunidade poderá ainda servir para comercializar, vender ou trocar, as velhas máquinas e respectivos acessÓrios, incitando a sua recuperação e conservação.

A iniciativa pretende ser uma primeira “pedalada” para estimular o regresso da bicicleta às ruas da Mealhada, desenvolver o gosto pela recuperação e coleccionismo de bicicletas antigas, modelos que fizeram histÓria e fazem parte do patrimÓnio e da tradição desta região bairradina. Além disso, visa incentivar o uso da bicicleta em alternativa ao automÓvel e contribuir para mudança de comportamentos relativamente à mobilidade.

De acordo com o vereador Júlio Penetra, responsável pelo pelouro do Ambiente, “a conjuntura econÓmica actual de crescentes dificuldades e as preocupações de natureza ambiental, voltam agora a colocar a bicicleta como um meio de transporte alternativo, quer no trabalho e actividades diárias, como no lazer e saúde”. Neste sentido, a Mealhada junta-se à SEM, promovendo uma mobilidade mais acessível, saudável e divertida.

Recorde-se que, até ao prÓximo domingo, a Rua Dr. José Cerveira Lebre (entre os CTT e a Biblioteca Municipal) estará encerrada ao tráfego motorizado.

(2011-09-20) - Press Release






Notícias Relacionadas



Mealhada já está a construir campo de alimentação de abelhas no luso
10 abril, 2024

Mealhada já está a construir campo de ...

Já estão no terreno os trabalhos para a criação do campo de alimento para abelhas, no Luso, junto ao Parque de Campismo. O objetivo é transformar ...